11 de dezembro de 2017

Governo realiza mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Macrorregional de Imperatriz

unnamed-1-4

Moradores da Região Tocantina estão sendo beneficiados com um mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. O objetivo do mutirão é reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, beneficiará 43 municípios que fazem parte da macrorregião de Imperatriz, Balsas, Açailândia e Barra do Corda.

Nesta primeira fase foram realizadas 150 consultas e avaliações para diagnóstico de catarata, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e exames específicos como tonometria, mapeamento de retina, ceratometria, biometria ultrassonica, microscopia especular, ultrassonografia do globo ocular. No fim de semana, os pacientes com recomendação médica de cirurgia serão operados.

O diretor administrativo do hospital, Felype Hanns, ressaltou que o poder público estadual realiza frequentemente ações como essas para melhorar as condições de saúde da população maranhense. “No primeiro momento, nós fizemos a triagem dos pacientes, porque alguns não vão precisar de cirurgia. Os que precisarem vão ser encaminhados para as cirurgias marcadas para o fim de semana”, explicou o diretor.

O mutirão beneficiou moradores de vários municípios, como é o caso de Noemi Rocha de Sousa. “Tenho boas referências, graças a Deus temos um hospital desse aqui em Imperatriz. Minha filha já fez cirurgia aqui e agora eu trouxe minha mãe”, destacou.

A dona de casa Maria das Graças Silva Lima, moradora do município de Senador La Rocque, elogiou a rapidez do atendimento e a qualidade do serviço oferecido. “Estou achando ótimo. Apesar da quantidade de gente está sendo rápido”, disse. O mutirão também superou as expectativas do seu Alberto Ferreira de Sousa, morador de Imperatriz. “Mil vezes maravilha, muito bom mesmo. Foi superior ao que esperava”, elogiou.

“Essa ação do governo do estado visa diminuir e até acabar com as filas de espera que duram anos aqui em nossa região, e hoje é mais uma situação que o governo do Estado se preocupa em resolver que é essa demanda de cirurgias de catarata.”, afirmou coordenadora do Núcleo de Qualidade da unidade de saúde, Ruilane Lima Santos.

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)