9 de maio de 2022

Governo realiza mais uma edição do Programa Saúde na Praça em Imperatriz

O Governo do Estado do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (5), mais uma edição do Programa Saúde na Praça no município de Imperatriz. O Saúde na Praça é um programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), executado em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

O governador Carlos Brandão, que esteve em Imperatriz, destacou a ampliação dos serviços de saúde. “Nosso estado se destacou no combate à pandemia. Nosso governo é de continuidade. Agora, nós vamos ampliar as cirurgias eletivas e também a oferta de serviços, para que as pessoas tenham acesso, por exemplo, a um atendimento de oftalmologia. Vamos continuar!”, disse o governador.

A ação ocorreu no Centro de Convenções de Imperatriz (Centro) e disponibilizou atendimentos em pediatria, ortopedia, dermatologia, ginecologia e clínica geral, além de exames preventivos, aferição de pressão e glicemia.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, informou que outras regionais vão receber as ações de Programas como o Mais Cirurgia e o Saúde na Praça. “Nosso objetivo é atender às necessidades da população. Sabemos que, com a pandemia, muitas pessoas deixaram de buscar os serviços que não eram emergenciais e que toda a rede estava voltada para combater a Covid-19. Agora, nossa intenção é fortalecer os serviços que foram retomados e, assim, atender às demandas por cirurgias e por outros serviços na área da saúde”, destacou Tiago Fernandes. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, reforça que o objetivo é intensificar os atendimentos. “Vamos levar o SUS para o maior número possível de maranhenses. A orientação do governador Carlos Brandão é intensificar as ações tanto do Programa Mais Cirurgias quanto do Saúde na Praça. É o que estamos fazendo aqui em Imperatriz”, frisou o presidente da Emserh.

A aposentada Maria dos Anjos, de 69 anos, saiu satisfeita com o atendimento na área da Ortopedia. “Fiquei sabendo dessa ação e vim. Foi maravilhoso. Consegui me consultar pelo SUS. Eu sentia muita dor e queimação na coluna, dor no corpo inteiro”, relatou a aposentada.

A comerciante Marly dos Santos Silva, de 59 anos, aproveitou para se consultar e fazer o preventivo com o ginecologista. “Essa ação aqui foi uma oportunidade única. Porque tudo é mais difícil no dia a dia, a gente ir para o posto, pegar a guia, voltar para marcar. Na hora que eu fiquei sabendo vim logo, não podia perder essa oportunidade. Precisava fazer um check up que há muitos anos eu não fazia. Por conta da pandemia, a gente foi relaxando. Hoje, até exames de sangue eu fiz”, comemorou.

O Programa Saúde na Praça foi iniciado em agosto de 2021 e já realizou cerca de 115 mil atendimentos.

Daucyana Castro