12 de maio de 2022

Governo realiza mais de mil atendimentos com Saúde na Praça em Graça Aranha

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão realizou, na última quarta-feira (11), mais de mil atendimentos com o Programa Saúde na Praça no município de Graça Aranha. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Antônio Borges Leal e, entre os serviços, foram disponibilizadas consultas em Pediatria, Urologia e Clínica Geral, além de exames preventivos e laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia, e atendimento odontológico com o Sorrir Móvel.

O Programa Saúde na Praça é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizada em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O programa foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Desde que o programa iniciou, em agosto de 2021, já foram realizados mais de 115 mil atendimentos.

“O nosso objetivo é atender as necessidades da população e levar o SUS para o maior número possível de maranhenses. A orientação do governador Carlos Brandão é intensificar as ações de saúde. Essa edição do Saúde na Praça beneficiou não só os moradores de Graça Aranha, como também de vários municípios vizinhos”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Aprovação

Uma das pessoas beneficiadas com a ação foi José Edmilson Silva, de 52 anos, morador de Presidente Dutra. Ele consultou com o clínico geral e elogiou o atendimento. “Gostei muito. Estou sendo bem atendido, graças a Deus. Nunca pensei que tivesse tanto médico bom aqui. Gostei muito”, elogiou.

Dona Maria do Socorro Ramos tem 65 anos e mora em Graça Aranha. Ela participou da ação para fazer um preventivo, fez o exame e saiu satisfeita. “Eu vim pra fazer o preventivo porque é muito bom a gente se prevenir. Tem muitos anos que eu fiz e nem me lembro quando foi. Foi uma oportunidade muito boa. É importante a gente se cuidar”, disse a idosa.

Dona Socorro fez o preventivo e saiu satisfeita

O senhor Ivan Rodrigues Castelo Branco estava passando próximo do local onde ocorria o Saúde na Praça e resolveu parar para se consultar com o urologista. “Eu estava passando e vi a movimentação. Achei muito importante. Foi uma excelente ideia pra todo mundo, porque nós precisamos muito desse tipo de serviço. Eu fiz exame da próstata, porque já estava com um ano que não ia ao médico”, disse.

Daucyana Castro