6 de junho de 2022

Governo realiza mais de dois mil atendimentos durante Avança Mais Saúde na Cidade Olímpica

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado contabilizou 2.156 atendimentos no Avança Mais Saúde realizado, neste fim de semana, na Cidade Olímpica. As ações foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e aconteceram no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres.

A população foi beneficiada, durante o sábado (4) e na manhã de domingo (5), com consultas em Clínica Geral, Dermatologia, Ginecologia e Pediatria; serviços como vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; além de atendimentos com fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e odontólogos, houve ainda distribuição de medicamentos, ações de promoção de saúde e diagnóstico da hanseníase. 

Quem aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Ana Célia Costa. Ela passou por quase todos os serviços ofertados. “Gostei demais dessa ação. Aproveitei para fazer tratamento nos dentes, tomei vacina, conversei com psicólogo, consultei com clínico geral e ginecologista. Fiz um verdadeiro check-up”, afirmou.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, acompanharam os atendimentos. “Esse programa é uma forma da gente descentralizar os serviços, trazer esses serviços que estão dentro das nossas unidades estaduais de saúde para a população”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

“Essa é uma das diretrizes do governo Carlos Brandão: aproximar ainda mais os serviços públicos da população. Foram dois dias repletos de serviços de qualidade não apenas para a população da Cidade Olímpica, mas também dos bairros adjacentes”, ressaltou o presidente Emserh, Marcello Duailibe.

Aprovação

A técnica de enfermagem Silvânia Costa levou toda a família para consultar e aprovou o programa. “Achei muito interessante essa proposta de trazer para perto da comunidade as especialidades que são mais procuradas pelo sistema de saúde. Aproveitei para consultar com o dermatologista e trouxe meus filhos para consultarem com o pediatra. Foi maravilhoso”, disse. 

Usuária de medicamentos fitoterápicos, a assistente de obras Vanusa Sodré aproveitou as orientações do programa Farmácia Viva. “Eu aproveitei todos os serviços e, para mim, foi o máximo! Bom demais receber as orientações sobre os medicamentos fitoterápicos bem pertinho da minha casa. Tudo isso aqui é muito bom para a gente”, destacou.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira