8 de março de 2021

Governo realiza mais de 5,5 mil atendimentos no drive-thru de testagem no Complexo do Castelão

EMSERH

Tradicional palco de atividades esportivas e de promoção da saúde, o Complexo do Castelão serviu por duas semanas como um forte instrumento de combate à Covid-19 em São Luís. No local, funcionou, do dia 22 de fevereiro até esta sexta-feira (5), o drive-thru para testagem rápida para a Covid-19. Neste tempo, 5.598 atendimentos foram realizados e o público-alvo incluía gestantes, pessoas com deficiência e pessoas a partir de 45 anos.

“A testagem sempre foi uma estratégia forte para o Governo do Maranhão desde o início da pandemia, e continuará sendo, pois vamos continuar com o drive-thru no Parque do Rangedor. Em breve devemos abrir um em Imperatriz. O drive no Castelão foi necessário para descentralizar a testagem e para evitar longas filas para os usuários”, avaliou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. A empresa coordena o serviço junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

José Menezes Tavares, de 61 anos, usou o serviço nesta sexta-feira (5) e aprovou a iniciativa. “Estou feliz por ter a oportunidade de fazer meu teste aqui e feliz pelo atendimento recebido. É realmente importante na situação que estamos passando termos ações como esta, beneficiando a gente. Parabéns para as equipes”, comentou.

Dos 5.598 testes realizados, 4.206 foram negativos – o que representa 75,13% dos testes realizados. 

“Finalizamos mais um drive-thru de testagem para o covid-19 aqui no complexo do Castelão que veio como mais uma opção de local para atendimento do público que estava inserido no perfil de atendimento. Além dos testes realizados, muitas orientações foram passadas pelos profissionais de saúde sobre os cuidados e prevenção da Covid-19. No perfil atual da pandemia, isso reforça a importância de ações como essa”, destacou Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Sebastião Miguel Magalhães Oliveira, de 55 anos, também testou no Complexo do Castelão. “É muito bom que tenhamos acesso à testagem, ainda mais agora que vemos nos jornais a situação dos hospitais. O teste nos tranquiliza porque tira nossa dúvida se já tivemos ou não a doença e aqui temos orientações dos profissionais”, testemunhou.

O drive-thru do Parque Rangedor permanecerá em funcionamento por tempo indeterminado.

Francisco Soares