10 de abril de 2023

Governo realiza mais de 1.200 procedimentos neurocirúrgicos em um ano, no Hospital Macrorregional de Coroatá

Alessandra Rose Mesquita foi diagnosticada com um tumor no cérebro no ano passado. O problema de saúde foi detectado após dois desmaios. O diagnóstico veio em menos de uma semana do falecimento da tia de Alessandra por conta do mesmo problema de saúde.

“Graças a Deus estou melhor, no pós-cirúrgico fiquei um tempo sem andar, mas agora estou plenamente recuperada”, enalteceu a ex-paciente Alessandra Mesquita.

A mãe da Alessandra, dona Francisca Santana de Mesquita, elogiou o atendimento na unidade. “A minha irmã faleceu por conta do mesmo tumor detectado no cérebro. Mas eu não perdi a fé, pedi a Deus que conseguisse para a minha filha o mais rápido possível a intervenção clínica. Graças a Deus, no Macrorregional de Coroatá, encontramos atendimento. Foi um processo longo de recuperação, ela passou cerca de um mês internada. Só que o carinho e atenção, além, claro, do bom trabalho dos profissionais de saúde, permitiram uma boa recuperação e hoje eu posso dizer que minha filha está curada. Agradeço a toda a equipe que cuidou e curou a minha filha”, ressaltou dona Francisca.

Assim como a história de Alessandra, são várias outras de agradecimento pelos serviços prestados. A dona Maria José Sousa, mãe do Mateus Sousa é outro exemplo. O jovem foi submetido a uma cirurgia de cranioplastia, também no Hospital Macrorregional de Coroatá.

“Tive uma grata surpresa. Eu quero aqui agradecer a toda a equipe que tratou meu filho. Eu percebo que quando o paciente chega, a sala de cirurgia tem uma equipe focada, com todo preparo e que faz você se sentir confiante. Quero de coração agradecer por tudo, do zelador aos médicos da UTI por toda atenção”, relatou a dona Maria José.

O serviço de neurocirurgia em Coroatá foi reinaugurado em 28 de março de 2022 com objetivo de realizar procedimentos neurocirúrgicos de média e alta complexidade.

De março de 2022 a março de 2023 foram realizados 1.209 procedimentos neurocirúrgicos, sendo 980 de crânio, 184 de coluna e 45 de nervo. Foram ainda 314 patologias neurocirúrgicas tratadas na unidade de saúde nos últimos 12 meses, entres as principais destacam-se: aneurisma cerebral, tumor cerebral, trauma raquimedulares e hematomas.“

A equipe é formada por neurocirurgiões experientes e capacitados que trabalham em regime de plantão 24 horas, sete dias por semana. A neuro service possui coordenador e responsável técnico na mesma especialidade, de neurocirurgia, prestando assistência com equipamentos de última geração”, ressaltou Cleene Guimarães, Diretora Administrativa do Hospital Macrorregional de Coroatá.

A unidade de saúde que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), conta com Microscópio do tipo Zeiss, de alta resolução, Craniotomo Elétrico Stryker, bem como todo instrumental microcirúrgico, necessário para a realização de cirurgias de alta complexidade em neurocirurgia.

“O retorno do Serviço de Neurocirurgia para o Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão foi uma grande conquista para a população; os procedimentos de alta complexidade realizados pela equipe médica, são de extrema importância. Vale ressaltar que a unidade atende a demanda de muitos municípios e somos todos gratos pelo apoio do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde e da EMSERH por tornarem possível o retorno desta importante especialidade, fortalecendo assim o SUS no Maranhão”, frisou Cleene Guimarães.

Eduardo Ericeira