13 de maio de 2022

Governo realiza Dia D da Fibromialgia com roda de conversa informativa na Policlínica Coroadinho

Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, o Governo do Estado realizou, na última quinta-feira (12), o Dia D da Fibromialgia na Policlínica Coroadinho, unidade referência estadual em dor. As ações do Dia D incluíram roda de conversa, com informações sobre a síndrome, diagnóstico, tratamento e também a quebra de preconceitos. 

“Esta é uma unidade voltada para tratamento da dor, o que beneficia as pessoas com Fibromialgia. Além de dar visibilidade a essas pessoas, o Governo oferece atendimento de qualidade por meio de uma rede que está em constante processo de fortalecimento, humanização e modernização”, disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro. 

A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética e que pode afetar várias áreas do corpo, seja de forma isolada ou generalizada, mas sem provocar alterações estruturais. Por não apresentar sinais visíveis e também não ser identificada em exames de imagem ou laboratoriais, a doença pode desencadear sintomas como estado depressivo, alterações na cognição e na qualidade do sono, disfunção intestinal e urinária, entre outros.

Segundo a diretora administrativa da Policlínica Coroadinho, Ilamara Lima, a ação buscou sensibilizar as pessoas para a síndrome. “A Fibromialgia ainda é desconhecida por muitas pessoas, e nós enquanto referência estadual para o tratamento idealizamos o evento como forma de chamar a sociedade para o diálogo. Dessa forma, tanto ajudamos a tirar dúvidas como informamos que a unidade faz o acompanhamento aos diagnosticados com a síndrome”, afirmou. 

O médico neurologista especialista em dor da Policlínica Coroadinho, Marcelo Igor Ribeiro, pontuou ser importante promover a sensibilização sobre a doença. “A principal intenção é passar informação às pessoas que não têm Fibromialgia, explicar o que sente uma pessoa com a síndrome. Acredito ser esta a mudança de paradigma a respeito da síndrome. É uma forma de entender como podemos ser mais compreensíveis a respeito dos impactos sentidos na vida do outro”, destacou. 

O tratamento da Fibromialgia é feito de forma multidisciplinar e envolve a prática de atividades físicas, fisioterapia, acompanhamento psicológico e administração medicamentosa para dor. 

Representando a Associação Brasileira de Fibromialgia, Ludmila Furtado falou sobre a condição de quem possui a doença. “Para além das medicinas alternativas, é muito bom termos um espaço que dê visibilidade à pessoa com Fibromialgia. Por isso, agradecemos ao Governo do Maranhão que idealizou este atendimento com médico da dor para fazer acompanhamento e ajudar a olhar para outros horizontes que não sejam apenas tratar a dor”, compartilhou. 

Falando em nome de moradores dos bairros próximos à unidade, a presidente do Clube de Mães do Coroado, Neline Soares, enfatizou que a saúde é o elo principal para a qualidade de vida. “É por demais gratificante quando um médico sai do consultório e participa de momentos educativos como este, promovendo instrução e informação. Eu achei excelente é algo que poderia ser replicado mais vezes e em diferentes lugares”, sugeriu. 

Agendamento

Para a marcação de consultas na Policlínica Coroadinho é preciso ter encaminhamento médico de unidade do SUS para uma das especialidades ou exames ofertados na unidade. Para agendar, basta se dirigir a uma das unidades do Viva Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão). Outros canais de marcação são o site www.procon.ma.gov.br, o APP Viva Procon ou, ainda, o número do Disque Saúde (98) 3190-9091.

Daucyana Castro