16 de novembro de 2022

Governo realiza Dia D da Campanha Novembro Azul em São Luís

Fotos: Adeta Holanda

Por Vanessa Ribeiro

Com objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças sérias como os cânceres de próstata, pênis e de boca, foi realizado, nesta sexta-feira (11), o dia D da Campanha Novembro Azul, na Policlínica Diamante.

“Aqui na Policlínica do Diamante estamos ofertando serviço de acolhimento aos homens com mais de 40 anos. Os pacientes passam pelo setor de serviço social, serviço de enfermagem, de onde são encaminhados para exames laboratoriais e já saem com a consulta com urologista marcada”, afirmou a diretora geral da Policlínica do Diamante, Chesluzia Farias.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada sete minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata e um óbito é registrado a cada 40 minutos no Brasil por causa da doença. Estilo de vida saudável, controle da pressão arterial e da glicemia, prática de atividade física são algumas formas de prevenção não apenas de câncer, mas de várias outras doenças.

“Este é um câncer que tem 90% de chance de cura quando diagnosticado de maneira precoce, o que torna mais importante ainda a prevenção e ações como essa do Novembro Azul. Mas é importante ressaltar que não é apenas o câncer de próstata. Aqui no Maranhão o câncer de pênis é muito comum e uma higiene adequada é a principal medida de prevenção”, frisou o médico urologista Antônio Minervino.

Durante todo o mês, várias unidades de saúde do Estado, tanto da capital, quanto do interior, estão realizando ações alusivas ao Novembro Azul. São palestras, exames, consultas, testes rápidos, tudo pensado para promover a conscientização dos homens em relação ao autocuidado.

“O principal objetivo da campanha é trabalhar a saúde integral do homem, trazendo-os aos serviços de saúde, para prevenção desses agravos e também para chamar atenção em relação ao seu autocuidado. A ideia é ofertar acesso e acolhimento aos homens nos serviços de saúde”, frisou Claudiana Cordeiro, coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Estamos promovendo ações para conscientizar a população masculina quanto a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de próstata e pênis, não apenas no mês de novembro, mas durante todo o ano. Nas nossas unidades, os homens têm acesso a consultas e também exames laboratoriais”, destacou Ricardo Castro, diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

João Carlos Ribeiro, de 58 anos, afirma que há cinco anos participa das campanhas do Novembro Azul e aproveita a oportunidade para cuidar da saúde. “É muito bom pois recebemos orientações importantes acerca da prevenção dos cânceres de próstata, de pênis e também outras doenças e ainda fazemos exames e consultas com urologista. Se tiver algum problema a gente descobre logo e trata”, ressaltou.

A EMSERH conta com algumas unidades de saúde que oferecem atendimento em urologia participando da campanha, são elas: Policlínicas Coradinho, Diamante e Vinhais, os Hospitais Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa (HAL). No interior do estado, estão disponíveis o Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias); Macrorregional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Hospital Regional Dr. José de Abreu Silva (Barra do Corda), Regional Alarico Nunes Pacheco (Timon), Regional de Chapadinha e Regional Dr. Rubens Jorge (Lago da Pedra). Para ter acesso aos atendimentos basta se dirigir até uma das unidades portando documento com foto e cartão do SUS.

Eduardo Ericeira