10 de maio de 2022

Governo realiza cirurgias de catarata e pterígio para pessoas cadastradas no programa de hanseníase

O Governo do Estado promoveu, no Hospital Aquiles Lisboa, localizado na região do Bonfim, cirurgias de catarata e pterígio para pessoas cadastradas no programa de hanseníase. Os procedimentos, que fazem parte do Programa Mais Cirurgias, foram realizados nesta terça-feira (10) e cerca de 100 pessoas passaram pelo atendimento.   

Um dos pacientes atendidos foi o senhor Edimar Leite Moraes, de 61 anos, morador do bairro da Vila Embratel. “Para fazer a cirurgia no particular é muito caro e a situação financeira está complicada para todos. Hoje apareceu a oportunidade. Graças a Deus fui muito bem tratado por toda equipe, todos foram atenciosos e a esperança é que dê tudo certo. Será uma vida nova, estou muito feliz”, ressaltou.  

Também da área Itaqui-Bacanga, o aposentado Vicente Morais Silva, de 76 anos, era só alegria em poder fazer a cirurgia de catarata. “Senti a vista embaçada, consultei e já estou operando. É uma felicidade muito grande pela possibilidade de poder voltar a enxergar novamente com mais nitidez. Agradeço ao Governo pela oportunidade. Estou com coragem e feliz”, contou o morador do Anjo da Guarda.  

Além do Hospital Aquiles Lisboa, o Governo tem intensificado, por meio do Mais Cirurgias, a realização de procedimentos eletivos em outras unidades da rede estadual de saúde, descentralizando o atendimento pelo Maranhão. Com o Programa, o objetivo é atender a demanda de pessoas que aguardam por uma cirurgia já que, com a pandemia, muitos procedimentos precisaram ser adiados. 

“Na comunidade do Bonfim, estamos prestando esse serviço de extrema importância aos nossos pacientes. É uma demanda alta, mas que estamos atendendo por meio dessas grandes ações. Estamos muito satisfeitos com o resultado que temos alcançado e vamos avançar ainda mais pelo Maranhão”, enfatizou Ricardo Martins, diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que administra o Hospital Aquiles Lisboa, entre outras unidades da rede estadual de saúde. 

Avanço

Referência no tratamento da hanseníase no Maranhão, o Hospital Aquiles Lisboa tem recebido investimentos do Governo do Estado e, desde julho de 2021, passou a contar com duas salas de centro cirúrgico. O avanço permitiu que as ações do Programa Mais Cirurgias pudessem ser levadas para a unidade.  

“Muitos dos nossos pacientes com hanseníase tinham necessidade de intervenção oftalmológica. Nós da unidade fomos fazendo essa listagem e a oportunidade chegou. Entramos em contato com os pacientes e estamos extremamente satisfeitos em poder ajudar toda essa população que necessita do SUS”, destacou Nathalia Araújo, diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa.

Fotos: Rogério Sousa

Daucyana Castro