21 de novembro de 2022

Governo realiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Fotos: Adeta Holanda

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou nesta quinta-feira (17), na Policlínica Diamante, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção, diagnóstico e cuidados com a doença, que acomete mais de 14,3 milhões de pessoas em todo o país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocupando a quinta colocação em todo o mundo.

A coordenadora do Programa de Educação e Controle do Diabetes do Estado, a médica endocrinologista Fernanda Tomé, ministrou uma palestra durante a ação e destaca que esta é uma doença de alta prevalência e que muitos pacientes desconhecem seu diagnóstico.

“Cinquenta por cento das pessoas com diabetes não sabem que têm a doença e as que conhecem ainda têm muitas complicações. É muito importante levar conhecimento à população sobre o que é o diabetes, principais sintomas e possíveis complicações. Junto com a hipertensão e obesidade, as pessoas que têm diabetes têm mais risco de ter complicações da Covid e também do próprio diabetes, como infarto, AVC, dentre outras”, afirmou.

A policlínica Diamante é o serviço de referência do Estado. A unidade, gerenciada pela EMSERH, atende pacientes referenciados da atenção básica e também é porta aberta para pacientes com complicações do diabetes. O Espaço do Diabético atende cerca de 1.500 pacientes por mês e oferta consultas em várias especialidades, além da dispensação de medicamentos e insulinas análogas. Ainda na unidade é oferecido o serviço de atenção ao pé diabético, voltado aos pacientes com alguma lesão, onde são realizados curativos e toda orientação para que não seja necessária a amputação do membro.

A diretora da unidade, Chesluzia Farias, destaca que várias ações foram planejadas para celebrar data, como oficina de nutrição, palestras com psicólogos, assistentes sociais, além de avaliação com enfermagem, aferição de pressão, dosagem de glicemia e testes rápidos. “Proporcionar qualidade de vida, saúde e bem estar para os nossos usuários, são nossa motivação diária. Momentos extra consultório tornam o ambiente e a própria doença mais leve na vida dele”, frisou.

O aposentado João Batista Tavares, de 75 anos, descobriu o diabetes há 14 anos após sofrer um acidente e precisar amputar um dedo. Paciente do Espaço do Diabético, há três anos, ele é só elogios. “Aqui é muito bom. O atendimento é maravilhoso. Recebo meus remédios e minha insulina aqui, graças a Deus. E eu gosto muito quando tem palestras e outras atividades aqui no hospital, sempre que posso participo”, disse.

DIABETES

Dieta equilibrada e atividade física são importantes formas de prevenção. Pessoas hipertensas, obesas, com alteração no colesterol, sedentárias, mulheres que tiveram diabetes gestacional, com ovários policísticos e pessoas com parente de até primeiro grau com diabetes, são consideradas do grupo de risco. Vontade exagerada de urinar, sentir muita fome e mesmo assim emagrecer, podem ser alguns sintomas de diabetes.

Daucyana Castro