24 de janeiro de 2022

Governo realiza atendimentos do Centro de Testagem no hospital Dr. Genésio Rêgo

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Centro de Testagem (CT) para Covid-19 iniciou os atendimentos, nesta segunda-feira (24), em novo endereço: no Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira. O serviço de testagem está disponível para idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência e profissionais da educação, da saúde e da segurança na ativa.  

A nutricionista Josibel Correa Nunes procurou o Centro de Testagem após apresentar sintomas característicos de Covid-19. Ela elogiou a oportunidade. “Eu tive febre, dor de cabeça, calafrio e garganta muito inflamada. Este Centro é uma ótima oportunidade para combater a doença”, disse a nutricionista. A vendedora Vera Lúcia Aragão, que é portadora de doença crônica, também procurou o CT já no novo endereço depois de apresentar sintomas como espirros e secreção no nariz.

A vendedora Vera Lúcia elogiou a oportunidade

“Vim testar pra não correr o risco de contaminar outras pessoas. É uma questão de responsabilidade social e sanitária de não contaminar e adoecer o outro. Por isso, vim testar. Eu não me sentiria bem”, disse a vendedora. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, reforça a importância da testagem no combate à doença. “É através da testagem que conseguimos diagnosticar, mapear e conter a transmissão do coronavírus”, explicou. 

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os testes precisam ser agendados pelo aplicativo do Procon-MA, acessando o site do Procon (www.procon.ma.gov.br), ou pelo Disque Saúde (3190-9091).   

Desde que foi inaugurado em março de 2020, o Centro de Testagem já realizou 48.842 atendimentos, entre Testes de Sorologia, Testes Rápidos e do tipo PCR, e consultas. 

O Centro de Testagem, gerenciado pela EMSERH, funcionou inicialmente na Avenida Beira-Mar e foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 23 de março de 2020, como parte das ações do poder público estadual para ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]