21 de março de 2023

Governo realiza ações de prevenção e combate contra a tuberculose no Hospital Presidente Vargas

O Governo do Estado iniciou a “Semana de Alusão à Tuberculose” no Hospital Presidente Vargas, em São Luís. A unidade é referência no atendimento da doença no Estado do Maranhão. A abertura da ação, na segunda-feira (20), contou com uma palestra sobre Cuidados e Prevenção da Tuberculose, na sala de espera do ambulatório e ainda música e sorteio de brindes. 

“É uma semana fundamental para intensificarmos nossas ações internas e externas com a nossa equipe multiprofissional. O preconceito e o abandono do tratamento são fatores que interferem e que acabam atrapalhando o tratamento contra a doença. Por isso, nossas equipes também trabalham nesta perspectiva. É importante que as pessoas saibam que a tuberculose tem cura”, reforçou Rilma Melo, diretora geral do Hospital Presidente Vargas.

Queila Malafaia tem um filho e um irmão que fazem tratamento no Hospital Presidente Vargas. Segundo ela, esse trabalho de conscientização é importante para concluir o tratamento. Ela elogiou ainda o atendimento recebido na unidade. “Devemos valorizar todo esse trabalho voltado para a doença que tem cura, e com o decorrer do tempo se não tiver o tratamento correto ela pode se agravar. Eu mesma tenho um irmão internado em estado mais complicado porque abandonou o tratamento, achando que já estava bom; acabou desistindo e teve que retornar. Eu acredito que a recaída seja até pior. Já com meu filho é diferente, ele também adquiriu a doença, faz o tratamento correto e vem melhorando. Me senti acolhida pelos profissionais daqui”, pontuou a mãe do paciente. 

Atualmente, o Hospital Presidente Vargas atende 206 pacientes em tratamento ambulatorial de tuberculose. Cerca de 35 novos casos são notificados mensalmente na unidade de saúde. 

A programação segue durante toda a semana. Nesta terça (21), quarta (22) e quinta (23), as palestras acontecem na sala de espera do Ambulatório. Já na sexta-feira (24) é o Dia D da semana, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e nesse dia haverá entrega de Certificados de Atualização em Tuberculose, com a participação de representantes dos Programas Estadual e Municipal de Controle da Tuberculose. 

“No Dia D haverá uma vasta programação pensando também nos nossos colaboradores. A abertura será no nosso auditório que batizamos o local como Espaço Acolher e neste dia será feita uma programação destinada também aos nossos profissionais de saúde, de nível superior, voltada para a capacitação das medidas de tratamento, acompanhamento, será um de três módulos, como forma de aumentar o conhecimento dos profissionais que atuam na unidade”, enalteceu o diretor administrativo, Thiago Leite. 

O Hospital Presidente Vargas integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). A unidade atende além de pessoas acometidas pela tuberculose, pacientes portadores de HIV e oferece tratamento relacionado às doenças tropicais.

Daucyana Castro