27 de março de 2023

Governo realiza ação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Por: Vanessa Ribeiro

Fotos: Adeta Holanda

O Governo do Estado realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, neste sábado (25), no Shopping da Criança. A data é celebrada no dia 21 de março.

Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) promoveram a ação.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, ressaltou a empenho do governo em promover a inclusão em todas as suas ações. “Hoje estamos aqui celebrando uma data muito especial e garantindo a inclusão das crianças com Síndrome de Down aos serviços de saúde, lazer e cultura. Trabalhamos todos os dias para proporcionar um mundo melhor e com mais respeito a todos os maranhenses”, afirmou. Kátia Trovão representou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, no evento.

Além de muita diversão, como pintura facial, apresentação musical, brinquedos variados, as crianças também contaram com atendimento médico pediátrico, odontológico e exames laboratoriais. 

“Disponibilizamos uma série de atividades com diversos profissionais envolvidos, recebendo e acolhendo essas crianças e também suas famílias. O Governo do Estado segue dando assistência a todas as crianças”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Dualibe.

O diretor financeiro da EMSERH, Wanderson Mendonça, também esteve na ação e destacou a importância de celebrar a data. “É uma ação que promove a inclusão, momentos de alegria e lazer para as crianças. Faz com que elas participem de momentos importantes na sociedade”, disse. 

As crianças com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ou sem limitações, de 2 a 14 anos de idade, contam com atendimento em diversas especialidades no Shopping da Criança, que é gerenciado pela Segov em parceria com a EMSERH.

“Preparamos essa ação com muito carinho para essas crianças, que muitas vezes têm na saída para a consulta, um dos poucos momentos de diversão”, pontuou a coordenadora do Shopping da Criança, Tays Campos.

A enfermeira Edriana Duarte levou filho Artur Gabriel, de oito anos para consultar e, claro, se divertir. Vestido de batman e com toda disposição digna de super-herói, o pequeno, que é portador da Síndome de Down, não parou um instante. 

“Eu achei muito bom esse evento, porque eu quase nunca encontro crianças com Down por aí e reunir várias em um só lugar foi bem legal”, afirmou Edriana. 

A dona de casa Edmiciana Lopes também não perdeu a oportunidade de levar a filha Josiele, de oito anos, portadora da Síndrome de Down, para participar. “Eu achei muito bom esse evento em comemoração ao dia deles. Tiramos um sábado para trazer as crianças pra consultarem e também se divertirem”, ressaltou.

O deputado federal Duarte Júnior prestigiou o evento. “Essas demandas são fundamentais, garantir direitos básicos, como acesso a saúde, cultura, diversão, às pessoas com deficiência. Por isso trabalhamos em parceria com o Governo do Estado para fazer com que essas crianças possam ser vistas, lembradas e possam ter mais respeito e alegria em suas vidas”, disse o parlamentar, que solicitou a realização da ação.

O dia 21 de março é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2012, como Dia Internacional da Síndrome de Down. A data visa conscientizar a população sobre a inclusão e garantir que as pessoas com a síndrome tenham as mesmas oportunidades e liberdades que todos.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira