7 de fevereiro de 2022

Governo prorroga funcionamento drive-thru de testagem para Covid-19 em São Luís e Imperatriz

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado prorrogou, por mais uma semana, o drive-thru de testagem para a Covid-19, tanto em São Luís como em Imperatriz. O serviço, destinado à identificação das pessoas com a doença, integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Nos últimos 15 dias, foram realizados 16.970 testes nos dois drives disponíveis. Os equipamentos retomam o atendimento tanto na capital como na Região Tocantina nesta segunda-feira (7) e funcionam até sexta-feira (11).  

O servidor público Vagner Campos Santos, de 63 anos, teve contato com pessoas infectadas pelo vírus e resolveu tirar a dúvida no serviço instalado no Parque do Rangedor, em São Luís. “É importante vir testar, porque assim você sabe se está ou não com o vírus. Se tiver, tem que se tratar e se isolar para que isso não seja propagado”, disse o servidor.  

Evilon Coelho Lopes, de 58 anos, elogiou a iniciativa da testagem. “Uma iniciativa muito boa. Evita que a gente comprometa ainda mais a comunidade. Tive contato com pessoas que tiveram a doença no trabalho, tenho filho pequeno em casa, como senti o nariz entupido, achei melhor vir”, disse.  

Em São Luís, nos últimos 15 dias foram realizados 12.907 testes, sendo 2.632 positivos e 10.275 negativos, o equivalente a 79,6% dos testes realizados. Em Imperatriz, o drive-thru de testagem está instalado no Centro de Convenções. Até o dia 3 de fevereiro, haviam sido realizados 4.063 testes, com resultado de 890 positivos e 3.173 negativos, o mesmo que 78%.  

“É uma estratégia do Governo do Estado que tem dado certo. Vamos continuar com essa política de enfrentamento à pandemia, com muita responsabilidade, transparência e com muita força de vontade para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia. Estamos acompanhando e identificando que cerca de 20% das pessoas que estão vindo realizar a testagem estão positivando e já são orientadas a entrar em isolamento para se proteger e proteger as outras pessoas”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande. Para realizar o teste, é preciso apresentar documento com foto e número do cartão do SUS.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]