21 de fevereiro de 2019

Governo promove mutirão de cirurgias pediátricas em Timon

Paciente assistida em mutirão de cirurgias pediátricas (Foto: Divulgação)

Trinta crianças entre 2 e 12 anos serão submetidas a procedimentos cirúrgicos diversos neste sábado (23), no Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, em mais uma edição do Mutirão de Cirurgias Pediátricas. Com a oferta de cirurgias, o Governo do Maranhão reduz a demanda por procedimentos especializados na região.

“A gestão estadual oferece o mutirão de cirurgias de forma regionalizada. Investimentos dessa natureza favorecem o acesso da população a tratamentos especializados na rede pública e em unidades de saúde com equipe médica especializada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Todos os pacientes passaram por triagem, com a realização de consultas pré-operatórias e exames laboratoriais. Dentre os procedimentos realizados, estão hérnias inguinal e umbilical, frênulo lingual, postectomia (cirurgia de fimose) e orquidopexia.

Participarão do mutirão dois cirurgiões pediátricos, dois anestesistas, mais de cinco enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão para a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Pacientes assistidos em mutirão de cirurgias (Foto: Divulgação)

“O serviço de cirurgias pediátricas de pequena e média complexidade funciona regularmente na unidade há cerca de um ano. Tem uma grande resolutividade, mas os mutirões ajudam a agilizar esse processo, garantindo saúde célere e de qualidade à população da região”, afirma o diretor clínico da unidade, Candilberto Filho.

Antes do início do serviço, crianças da região precisavam buscar esses procedimentos em São Luís ou no Piauí.

Hospital

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco tem 50 leitos e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, obstetrícia, cirurgia geral e urologia para uma população estimada de 247 mil pessoas.