27 de janeiro de 2023

Governo promove cirurgias pediátricas no Hospital Regional de Chapadinha

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou, nesta semana, o segundo mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Regional de Chapadinha. Mais de 20 crianças de 3 a 11 anos, moradoras da região de Itapecuru, foram beneficiadas. 

Durante os dois dias, foram realizadas cirurgias para tratamento de hérnia, hérnia umbilical, hérnia inguinal (retirada de protuberância que surge na região da virilha), fimose e frênulo lingual (retirada do tecido que provoca a língua presa). O Hospital Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru-Mirim, realizou a triagem e as crianças que estavam aptas a realizarem o procedimento cirúrgico foram encaminhadas para Chapadinha. 

O diretor clínico do Hospital Regional de Chapadinha, Silvio Andrade Paz Filho, ressalta a importância de ações como essa, que priorizam as crianças que necessitam de cirurgias. “O Governo do Estado, com todos os investimentos que vem fazendo, tem mostrado que valoriza e olha para os pequenos”, frisou.

A primeira ação de cirurgia na unidade foi realizada em agosto de 2022 e beneficiou 15 crianças da região.

O Hospital Regional de Chapadinha integra a rede da SES e é gerenciado pela EMSERH. A unidade é referência para atendimento na região, dispondo de leitos clínicos, cirúrgicos e ortopédicos, garantindo assistência especializada à população de quase 30 municípios que fazem parte das regionais de saúde de Chapadinha e Itapecuru-Mirim.

Daucyana Castro