5 de outubro de 2022

Governo promove cirurgias oftalmológicas em quatro municípios nesta semana

Fotos: Adeta Holanda

O Governo do Maranhão promove, nesta semana, cirurgias oftalmológicas em pacientes já triados nos municípios de São Luís, Santa Rita, Bacabeira e Santa Luzia do Tide. No total, serão beneficiadas cerca de 700 pessoas. Os investimentos na ampliação dos procedimentos eletivos fazem parte do Programa Mais Cirurgias.  

Os trabalhos começam já nesta quinta (6), no Hospital da Ilha, em São Luís, onde devem ser realizadas quase 100 cirurgias. Ainda nesta quinta e sexta, dias 6 e 7 de outubro, no município de Santa Rita, a previsão é que sejam realizadas 200 cirurgias. Já no sábado (8), as ações oftalmológicas acontecem nas cidades de Bacabeira e Santa Luzia do Tide. A previsão é de que sejam realizadas 101 e 332 cirurgias, respectivamente. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca o grande volume de cirurgias já realizadas. “São vidas que estão sendo transformadas. Pessoas que estão retomando suas atividades e sendo beneficiadas por este programa que visa agilizar a realização dos procedimentos que não são considerados de urgência. Até o fim do ano, devemos chegar a 80 mil cirurgias”, diz Tiago Fernandes. 

O trabalho é desenvolvido pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde. “Já avançamos muito nas ações oftalmológicas por todo o Maranhão. Todas as regiões estão sendo contempladas com os serviços. Sabemos que é uma demanda elevada, mas estamos conseguindo reduzir substancialmente a espera e o resultado tem sido satisfatório”, enfatizou Marcello Duailibe, presidente da EMSERH.

Sr. Raimundo foi um dos beneficiados com a cirurgia de catarata

As ações são realizadas em duas etapas. Primeiro os pacientes passam por triagem e depois, na segunda etapa, os pacientes já cadastrados são submetidos a cirurgias oftalmológicas (pterígio e catarata). Uma das pessoas já beneficiadas com as cirurgias oftalmológicas foi o aposentado Raimundo Silva, de 81 anos. Ele é morador da zona rural de Barra do Corda. Depois que ele realizou a cirurgia de catarata foi só alegria. “Ainda trabalho na roça e sentia muita dificuldade. Agora eu estou ansioso para enxergar direito de novo”, contou.

Daucyana Castro