22 de abril de 2022

Governo promove atividades terapêuticas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Shopping da Criança

Por Daucyana Castro

O Shopping da Criança, unidade gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), realizou, nesta quarta-feira (20), o Dia D de Conscientização do Autismo, em alusão ao dia 2 de abril, definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação no equipamento da rede estadual incluiu atividades terapêuticas, como uma sessão de cinema para os pacientes e jogos orientados pelo fisioterapeuta da unidade. 

“Tivemos uma programação diferenciada para todas as crianças interagirem, autistas e não autistas e também conscientizar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cada profissional nosso, dentro da sua área, abordou os pais com orientações específicas, até para ajudar também os familiares a identificar o TEA”, explicou a coordenadora multidisciplinar do Shopping da Criança, Camila Ferreira Mendes.  

As mães que participaram das atividades receberam orientações sobre a alimentação das crianças que têm autismo, que requer todo um cuidado especial. “Estamos orientando os pais quanto à alimentação do autista que é bem seletiva. É uma abordagem diferente. Tudo para eles tem que ser lúdico, para eles se interessarem. Porque eles têm os dois extremos: ou comem muito sem controle ou não comem nada. Tem uma seletividade de alimentos específicos e só querem saber desse alimento. A gente tem que trabalhar isso com as mães para que elas saibam lidar com essa alimentação que não é tão simples”, explicou a nutricionista Débora Coelho de Araújo Louzeiro.

A dona de casa Márcia Emília Lima conta que o filho Elias, de 8 anos, tem autismo e faz o tratamento na unidade. A mãe relata que, após as orientações que tem recebido lá, a alimentação do filho melhorou muito. “Eu gostei muito da explicação dela. Meu filho, por exemplo, só queria comer ovo. Ele rejeitava galinha, carne, peixe, mas hoje ele já come melhor, come feijão e arroz integral. Com as dicas, ele melhorou e até ganhou peso”, declarou a mãe.

Emília conta que o filho ganho peso depois de orientações da nutricionista

O Shopping da Criança integra a Rede de Estado da Saúde. O agendamento para o atendimento pode ser realizado no site www.shoppingdacrianca.ma.gov.br, nas Unidades do Viva Procon, no Aplicativo do Procon ou através do Disque Saúde (3190-9091). Para agendamento é necessário encaminhamento médico. A unidade funciona de terça-feira a sábado, das 7h às 19h.

Daucyana Castro