10 de maio de 2023

Governo promove atendimento em saúde para população trans em mutirão de retificação de documentos

Por Daucyana Castro

Equipes da Policlínica Cohatrac, que funciona no Ambulatório Trans Sabrina Drummond, realizaram esta semana atendimento em saúde na ação de retificação de documentos promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, na Associação dos Magistrados no Calhau. A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Defensoria Pública, entre outros. 

Para a diretora da Policlínica Cohatrac, Ingrid Campos, a ação realizada, na terça-feira (9), significa a garantia dos direitos e cidadania para comunidade LGBTQIA+. “Foi muito importante estamos realizando essa ação de atendimento e acolhimento dessa população, com a participação de diversos órgãos, oferecendo retificação de documentos e atendimentos em saúde, inclusive com encaminhamento para que esses pacientes possam fazer o processo da hormônio terapia de forma segura”, frisou. 

Mutirão ofereceu serviços em saúde

Foram oferecidos à comunidade LGBTQIA+ atendimentos em psiquiatria, psicologia, clínica geral e encaminhamento para o processo de hormônio terapia realizado na Policlínica Cohatrac. “Houve a necessidade de criar um momento e um local para atender a população trans. Trouxemos atendimentos em ambulatório com nossa equipe especializada do Ambulatório Trans, para prestar assistência em saúde e sensibilizar a sociedade da importância dessa demanda e as autoridades da criação de políticas públicas dessa população, que está muito ciente dos seus direitos”, disse o médico assistente do Ambulatório Sabrina Drumond, Dimitrius Garbis. 

O homem trans Adrian Villar, de 30 anos, que trabalha como auxiliar de expedição, aprovou a iniciativa. “Essa ação significa o futuro da população trans dentro do marcado de trabalho, na educação, em vários espaços e mostra que a gente pode ocupar esse espaço. Somos o fortalecimento dessa causa. A gente nunca vai deixar de lutar pelo que a gente quer. Então foi muito importante isso” disse. 

Adrian Villar aprovou a iniciativa

AMBULATÓRIO

O Ambulatório Sabrina Drumond funciona na Policlínica Cohatrac. A modalidade ambulatorial é regulada pela Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A principal finalidade do ambulatório é receber este público, identificar suas demandas e garantir o acesso ao serviço com respeito a sua identidade de gênero, sempre utilizando o nome social, que deve constar nas etiquetas e na capa do prontuário. Os atendimentos são voltados para pacientes de 18 anos ou mais. 

AGENDAMENTO

Os pacientes agendam a avaliação com o clínico geral de forma presencial e pelos canais de atendimento do Estado: Disque Saúde, através do telefone 3190-909; App Procon; e unidades do Viva Procon.  A Policlínica Cohatrac integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Fotos: Francildo Falcão

Daucyana Castro