21 de março de 2022

Governo promove ações do Saúde na Praça na Grande Ilha

Foto: Ilano Lima

O Governo do Estado levou, no sábado (19), ações do Programa Saúde na Praça para a Cidade Olímpica, em São Luís, e para o município de Paço do Lumiar. Entre os serviços, foram disponibilizados testes para detecção da Covid-19, consultas médicas, atendimentos nas áreas de Fisioterapia e Psicologia, dentre outros. Em Paço do Lumiar, as ações foram alusivas ao Março Lilás, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para os cuidados de prevenção contra o câncer do colo de útero.

Além de consultas em Ginecologia, em Paço do Lumiar foram ofertados exames e realizadas palestras informativas para o público feminino. A ação para mulheres aconteceu no Clube de Mães Manaíra e contou com equipes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“É muito importante ter um bom diálogo com os municípios para que ações como a que realizamos em Paço do Lumiar sejam possíveis. Quando essa relação entre as lideranças do poder público têm como objetivo primeiro e único servir à população e cuidar dela, o resultado são pessoas satisfeitas e direitos como saúde e uma vida mais digna sendo garantidos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que acompanhou os atendimentos.

De acordo com a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, a intenção com a iniciativa é descentralizar os serviços de saúde. “Ao trazer os atendimentos até a comunidade, estamos permitindo o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento àquelas pessoas que possuem dificuldade para se dirigir até uma unidade de saúde. Portanto, essa mobilização nos dá a oportunidade de levar a assistência para dentro da comunidade”, reforçou. 

Já na Cidade Olímpica, o sábado foi dia de vacinação contra a Covid-19 no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres. Além da vacinação, em outra região do bairro, em parceria com o 43º Batalhão de Polícia Militar, foram disponibilizados serviços básicos de saúde para a comunidade. Foram realizados 200 testes para detecção da Covid-19, 100 consultas médicas, 60 atendimentos nas áreas de Fisioterapia e Psicologia e distribuídos 100 kits de proteção para trabalhadores. 

“Nos dois locais, a nossa missão foi cuidar da saúde primária dos maranhenses, levando qualidade e diversidade de serviços para mais próximo da população”, ressaltou o presidente da Emserh, Marcos Grande. 

Aprovação

Uma das beneficiadas pela ação social foi Nathalia Costa, de 31 anos. “Aproveitei para fazer todos os testes rápidos disponíveis. Graças a Deus está tudo certo! Com certeza a ação está aprovada porque assim como alguns não têm dinheiro para ir até um posto de saúde, outros não dispõe de tempo. Então, terem realizado a iniciativa aqui perto de nós foi muito bom”, disse.  

Quem agradeceu também foi Lindalva Saminez, presidente do Clube de Mães e Pais do Conjunto Manaíra e Adjacências. “Queria muito agradecer a ação que foi feita na nossa comunidade. Muitas mães foram atendidas. Várias mulheres fizeram seu preventivo, consultaram com o ginecologista. As crianças foram atendidas pela higiene bucal e foram realizados vários testes rápidos. Foram muitos serviços com palestra e tudo sobre combate à violência doméstica”, destacou.

Durante a ação, dona Alcione Maria Sousa, de 45 anos, conseguiu encaminhamento para solicitar a realização dos exames de preventivo e mamografia. “Eu avalio a iniciativa como sendo muito proveitosa, porque nós estávamos precisando. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesta boa ação e que continuem organizando iniciativas como esta”, comentou.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]