13 de junho de 2022

Governo promove ações do Programa Mais Cirurgias em Presidente Dutra

Os moradores de Presidente Dutra e cidades vizinhas passaram, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), por triagem para a realização de procedimentos oftalmológicos do Programa Mais Cirurgias. Os atendimentos, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram realizados no Hospital Municipal Dr. Adrian Berrospi Trinidad, uma parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura. 

O secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro, destacou a importância do programa. “A população maranhense é a maior beneficiada com essas ações. Por conta do impacto positivo, o Governo tem investido cada vez mais no programa e temos realizado duas ou mais edições por semana, contemplando diversos municípios”, disse Carlos Vinícius.

O diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ricardo Martins, acompanhou os atendimentos nesta sexta-feira (10). “É uma ação de suma importância, porque existia uma demanda reprimida e nós, em dois dias, vamos operar 400 pessoas e dar qualidade de vida para esses pacientes. Saúde é um direito de todos e dever do Estado e o Governo do Maranhão está proporcionando isso a todas as regiões”, pontuou.

O paciente Aldeci Barros, de 75 anos, foi um dos beneficiados pela ação. “Vim aqui me consultar e me disseram para fazer logo a cirurgia. Tenho que operar o olho esquerdo, porque eu vejo tudo turvo. A expectativa é de que eu possa voltar a ver normalmente”, conta o morador de Presidente Dutra.

Dona Francinete Gouveia Leal, de 70 anos, finalmente pode fazer a cirurgia. Moradora de Joselândia, a idosa chegou bem cedinho para não perder a oportunidade. “Perdi todos os outros mutirões. Fiquei com medo. Dessa vez eu vim ligeiro e vou sair daqui com os olhos novinhos em folha”, comentou a paciente.  

Para o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lucena, a parceria entre o município e o Governo do Estado possibilitou o atendimento de toda a região de Presidente Dutra e cidades vizinhas. “É uma parceria antiga e que tem um único objetivo: atender e dar qualidade de vida para a população”, disse o gestor municipal.  

Além da triagem, exames e cirurgia, o programa garante o retorno pós-cirúrgico aos pacientes. Eles serão acompanhados no período de 30 dias para prevenir intercorrências.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]