15 de outubro de 2018

Governo promove ação recreativa no CER Olho d’Água em comemoração ao Dia das Crianças

Atividades integrativas e lúdicas foram realizadas na unidade. (Foto: Marcio Sousa)

O Dia das Crianças foi celebrado, nesta quinta-feira (11), no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água), em São Luís. Atividades integrativas de pintura infantil, lúdicas e de dança foram realizadas na unidade.

A neuropediatra Socorro Veras ressaltou a importância da atividade do ponto de vista cognitivo. “Para além do consultório existe um universo de aprendizado que precisa ser vivenciado pelas crianças. A pintura infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima. E hoje, com a pintura, dança e banho elas vão conhecer outras experiências que agregam no desenvolvimento das habilidades cognitivas”.

Laine Santos, mãe do pequeno Cauã Vitor, de dois anos, ficou surpresa ao chegar à unidade e encontrar atividades de pintura para comemorar o Dia das Crianças. “Cauã gosta muito de cores e de mexer com tintas. Está sendo uma manhã bem feliz para ele que se realiza com pincel e tinta na mão, além de desenvolver a habilidade de diferenciação das cores, formas e símbolos”, disse Laine enquanto o filho participava da atividade de pintura livre no muro da unidade.

Pedro Vicente, de nove anos, aproveitou a oportunidade para expor suas telas de pintura. “Sempre gostei de pintar e quero ensinar a forma certa de pegar no pincel para os que estão aqui. Estou muito feliz de mostrar o meu trabalho e agradeço a minha mãe que sempre me motivou”.

O colorido e as músicas encantaram Vitor Pontes que se empenhou em fazer arte no muro. “Ele adora ficar olhando para as cores sem parar. Hoje o dia é livre para ele se jogar nas tintas e olhar à vontade a cor que quiser e ter o contato manual com elas”, disse a mãe Adriana Pontes.

CER Olho d’ Água

O CER Olho d’ Água é referência estadual em atendimento voltado para reabilitação física e intelectual. Diariamente são realizados procedimentos para crianças, adultos e idosos da capital e interior do estado. Dentre os serviços disponibilizados estão: Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neuropediatria, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Hidroginástica, Acupuntura, Pilates e Nutrição.

Fonte: SES

Daucyana Castro