6 de junho de 2016

Governo oferece diversidade de especialidades médicas e diagnóstico por imagem no Pam Diamante

Várias especialidades médicas e equipamentos modernos estão à disposição da população. Foto: Julyane Galvão

Várias especialidades médicas e equipamentos modernos estão à disposição da população. Foto: Julyane Galvão

A assistência especializada implantada pelo Governo do Maranhão, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), amplia o acesso a consultas e serviços de apoio diagnóstico. Onze especialidades médicas e 21 tipos de serviços nas áreas de mamografia digital, raio x digital, ressonância magnética, ultrassonografia, biópsia, fototerapia, entre outros, estão disponíveis à população no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante, localizado no Centro.

“O Pam, assim como outras unidades, tem sido destaque na nossa rede assistencial da capital por aliar a qualidade do atendimento à diversidade de especialidades oferecidas. Nossa proposta é potencializar essa lógica de gestão de saúde e aperfeiçoar as estratégias para alcançá-la em cada unidade do nosso estado”, comentou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

Os serviços atendem pacientes da capital e do interior. O atendimento humanizado, ambiente climatizado e adequadamente higienizado em todas as dependências e, ainda, a qualidade dos serviços são ressaltados por Ernesto Furtado, de 66 anos, de Santa Rita. “Os profissionais atendem a todos os pacientes com educação. Estou tratando uma enfermidade na perna. Já sou reconhecido por alguns deles”, disse. A secretária Flávia Costa, de 54 anos, procurou a área de nefrologia, especialidade que atua no diagnóstico e tratamento das doenças do rim. Acomodada em uma sala climatizada, a servidora pública aguardava sua vez para consultar o especialista. “No Pam Diamante, o atendimento melhorou bastante”, destacou Flávia Costa.

O diretor do Centro de Especialidades do Pam Diamante, Phil Camarão, destacou que o Governo do Estado investiu na capacitação dos profissionais e na modernização dos equipamentos. “Com o conhecimento, o apoio incondicional do Governo do Estado e o suporte integral da nossa equipe, multiprofissional de alto nível, estamos melhorando o atendimento, de forma humanizada e com cada vez mais qualidade”, destacou o diretor.

Diagnóstico por imagem

O sistema de imagem implantado no Pam Diamante contém todo o leque da radiologia, tendo como exemplos mamografia e raio-x digital, ressonância magnética e tomografia. O resultado é percebido nos equipamentos modernos, na agilidade e qualidade nos diagnósticos.

“Trata-se de um centro avançado de diagnóstico por imagem. Apresenta ressonância magnética de 1,5 tesla, equipamento considerado um dos mais modernos do Maranhão, também disponível no Hospital Carlos Macieira. O serviço tem ainda um tomógrafo de 128 canais. O serviço é um dos melhores do Maranhão, em equipamento e mão de obra, com médicos especialistas em radiologia”, explicou o médico radiologista, Joelson Castro Milhomem.

No setor de otorrinolaringologista, o médico Pedro Serafim, explica que os equipamentos auxiliam os profissionais na avaliação dos pacientes, com um sistema de exames que permite o diagnóstico na região do nariz, garganta, da faringe, identificando possíveis pólipo nasal, cistos, nódulos, alterações na laringe, dentre outros. 

SADT

A população tem disponível no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), instalado no Pam Diamante, procedimentos programados nas áreas de mapa cardiológico ultrassonografia, teste ergométrico, endoscopia digestiva, colonoscopia, densitometria óssea, eletrocefalograma, ecodoppler cardiograma, doppler dos membros, holter, eletrocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, urofluxometria, raio-x, além de mamografia, estudo da urodinâmica, fototetrapia, mastologia, biopsia, dentre outros.

Marcação

O Call Center do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante registrou, de janeiro a maio deste ano, 21.642 marcações de consultas e exames. O agendamento de consultas e exames é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio dos telefones: 3222-4528, 3232-3178, 3232-3753, 3232-3083 e 3222-8630. No caso de raio-x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, doppler e ressonância, o agendamento é presencial.

Daucyana Castro