5 de junho de 2018

Governo oferece atendimento no Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia no CEM da Cidade Operária

 

Governo oferece atendimento no Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia no CEM da Cidade Operária. (Foto: Marcio Sampaio)

Com o Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia, instalado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária, em São Luís, o Governo do Maranhão fortalece a prevenção de doenças de origem dermatológicas, garantindo diagnóstico e tratamento associado ao acompanhamento clínico para os casos de doenças de pele.

As consultas são realizadas três vezes na semana pela manhã e os procedimentos cirúrgicos à tarde. Em média, são 150 consultas semanais e 40 procedimentos. A implantação do Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia do CEM da Cidade Operária ocorreu a partir do mapeamento da necessidade da população da região. O serviço registrou a realização de mais de 500 biopsias desde a instalação do Centro, em 2017.

O Centro facilita o acesso aos serviços, incentiva a prevenção de doenças dermatológicas, agrupando procedimentos, por exemplo, desde a retirada de sinais e verrugas a biópsias para diagnóstico de casos suspeitos de hanseníase, colagenosas (doenças autoimunes), tratamento de queloides, psoríase e câncer de pele.

De acordo com a diretora administrativa, Maria Goreth Lima de Almeida, o Centro atende a demanda para serviços dermatológicos da região. “Oferecer consultas e tratamentos dermatológicos em uma região que é muito populosa e onde há muita demanda é um facilitador. Especialmente para os pacientes que não tem mais necessidade de deslocamento para outras áreas da cidade ou condições de custear estes procedimentos na rede privada”.

Para a médica responsável pelo Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia, Rita Vidigal, os procedimentos são essenciais também para atendimentos preventivos. “Este serviço nos permite fazer um trabalho de prevenção de doenças como a hanseníase porque, em desconfiança de caso, fazemos logo a biópsia e se confirmado, mandamos logo o paciente para o tratamento. A maior recompensa é ver o sorriso estampado e autoestima recuperada do paciente que recebeu o tratamento dermatológico adequado”, disse Rita Vidigal.

Governo oferece atendimento no Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia no CEM da Cidade Operária. (Foto: Marcio Sampaio)

Atendimento

O Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia do CEM da Cidade Operária oferece atendimento nos dias de terça, quarta e sexta. O agendamento da consulta pode ser realizado por meio do Call Center: 3190- 9091.

Os principais serviços de atendimentos realizados são nas áreas de abcesso de unha (drenagem); biopsia de pele, biópsia de unha, calosidade ou mal perfurante, cauterização química, curetagem e cauterização de câncer de pele, curetagem simples de lesões de pele, eletrocoagulação de lesões de pele e mucosas, exérese de tumor de pele e mucosas, exérese de unha, infiltração intralesional, retirada de corpo estranho subcutâneo.

FALA, POVO

“Fui muito bem atendida. A médica foi bem atenciosa e examinava mesmo o paciente. Eu acho que teve a mesma qualidade de uma consulta particular, ou até mais, pois ela é do tipo de profissional que acompanha caso a caso”.  Raquel Oliveira da Conceição, de 18 anos.

“Do jeito que a vida está, não temos condições para pagar consultas particulares. Não tive dificuldade nenhuma para marcar. Eu consegui, inclusive, pelo novo sistema, o Disque Saúde”. Gisele Oliveira, de 38 anos.

“Estou em tratamento dermatológico no CEM da Cidade Operária há seis meses. Estou muito satisfeita com os resultados, pois conseguir o acesso púbico ao tratamento, além dos medicamentos gratuitamente na Feme é muito bom”. Fabriciane Carvalho, de 33 anos.

Daucyana Castro