19 de dezembro de 2022

Governo mantém testagem da Covid-19 em São Luís e Imperatriz

Fotos: Adeta Holanda

Por Vanessa Ribeiro

Maria Luiza, de três anos, apresentou sintomas de síndromes gripais e foi levada por sua mãe, Maria das Dores Santos, ao ambulatório pediátrico do Hospital da Ilha para realizar o teste da Covid-19. “Fiquei muito feliz com o atendimento que minha filha teve aqui. Foi muito rápido e as pessoas atenciosas e prestativas. Gostei demais”, afirmou.

Durante duas semanas, o Hospital da Ilha, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foi referência na assistência para o público infantil com o Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves. Na última sexta-feira (16), o ambulatório encerrou suas atividades com 57 testes realizados, sendo 5 positivos (8,77%) e 52 negativos (91,22%).

“A EMSERH juntamente com a SES têm acompanhado diariamente a situação da Covid no Maranhão. É um pedido do nosso governador Carlos Brandão. A curva baixou e os casos positivos diminuíram bastante. O Centro de Testagem continuará funcionando no Hospital Dr. Genésio Rego como sempre esteve e se houver necessidade, abriremos outros pontos novamente”, disse o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 

O serviço de Testagem e Ambulatório Covid-19 instalados na Policlínica Coroadinho também encerrou as atividades no dia 16. Em funcionamento desde 21 de novembro, realizou 3.396 testes, sendo 680 positivos (20,02%) e 2.716 negativos (79,97%). 

Com suspeita de Covid-19, a manicure Vera Lúcia Santos procurou a unidade de saúde para realizar o teste e elogiou o atendimento. “Aqui as pessoas são muito educadas e nos atendem muito bem. Eu praticamente nem esperei para fazer o teste, foi muito rápido”, contou.

TESTAGEM COVID 19

Em São Luís, o Centro de Testagem instalado no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na cidade de Imperatriz, o Centro de Testagem está instalado na Regional de Saúde, na Rua Coriolano Milhomem, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para atendimento, o usuário não precisa agendar. Basta levar documento oficial com foto e cartão do SUS.

Como parte das ações do poder público estadual para rastreio dos casos da Covid-19, desde março de 2020, a Secretaria da Estado da Saúde tornou permanente o atendimento do Centro de Testagem.

Inicialmente, o serviço ficava na Avenida Beira-Mar, em São Luís. A partir de setembro de 2021, o CT foi transferido para o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). Em janeiro deste ano, o Hospital Dr. Genésio Rêgo tornou-se a sede do Centro de Testagem.

Daucyana Castro