2 de fevereiro de 2022

Governo leva serviços de alta complexidade a Barra do Corda com entrega de hospital regional

Fotos: Laécio Fontenele

A população de Barra do Corda passa a contar com serviços de alta complexidade, ofertados pelo Governo do Estado através do Hospital Regional Dr. José de Abreu Silva. Entregue nesta segunda-feira (31) pelo governador Flávio Dino, a unidade beneficiará também moradores de Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Os moradores da região comemoram o investimento.

“Esse hospital vai ser importante não só para Barra do Corda, mas para os municípios ao redor, povoados grandes e cidades pequenas aqui perto. Vai ser uma grande vantagem, só melhoria para nossa cidade e para o povo. Antes, a gente tinha que ir para Presidente Dutra ou para Imperatriz, que é muito longe. Eu apoio e agradeço”, contou o pecuarista Edson Dias, morador da região. 

Pecuarista agradeceu a assistência em saúde de Barra do Corda

A unidade vai atender demandas de média e alta complexidade. Além de ambulatório em Ortopedia, Cirurgia Geral e Cardiologia, também prestará serviços de apoio diagnóstico com Tomografia, Ultrassonografia (USG), Eletrocardiograma (ECG), Raio-X, Análise Clínica e Endoscopia. A unidade conta com 62 leitos de internação, leitos de UTI adulto, além de salas de Cirurgia e leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA). 

“Barra do Corda está recebendo um hospital completo a partir da cessão feita pelo município deste prédio. Com isso, nós marcamos essa região com essa grande conquista, ampliamos o polo de saúde de Presidente Dutra, ampliamos o Hospital de Grajaú e agora Barra do Corda, e essas três cidades passam a ter estrutura de saúde ainda maior e com condição de cooperar entre si. Um salto gigantesco, e a saúde de Barra do Corda se divide agora entre o antes e o depois desse 31 de janeiro”, disse Flávio Dino. 

“Esse hospital de Barra do Corda só é possível por conta de algo que o governador Flávio Dino tem feito ao longo desses anos: a união de esforços para construir a maior rede de saúde do Maranhão. Diariamente temos nos esforçado para que essa rede atenda às demandas da população”, frisou Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde.  

O novo hospital regional será administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A obra, executada pela Secretaria de Governo (Segov), é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Barra do Corda, que concedeu ao Governo do Estado o direito de uso do hospital municipal para a instalação do Hospital Regional. 

“Estamos falando sobre um sonho de Barra do Corda, um sonho de toda a região central do Maranhão. Precisamos esperar 186 anos, que é o tempo de existência da cidade, para que viesse o governador Flávio Dino resolver essa demanda. É um hospital digno, que tem estrutura e suporte para cuidar da nossa gente. O que era sonho hoje se materializa. Teremos cirurgias eletivas, de urgência, e seremos referência porque ganhamos um adicional com a Urologia, que vai beneficiar todos os municípios da região”, concluiu o diretor clínico do Hospital, Adriano Brandes.  

Homenagem

O Hospital Regional Dr. José de Abreu Silva leva esse nome em homenagem a José de Abreu Silva, primeiro médico a se estabelecer no município e que prestou relevantes serviços na área de saúde à cidade de Barra do Corda. Ele faleceu em 2020, vítima de complicações da Covid-19.

Daucyana Castro