16 de novembro de 2021

Governo leva Saúde na Praça para o município de Raposa

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Programa Saúde na Praça, executado pelo Governo do Estado, chegou, nesta sexta-feira (12), em Raposa. O programa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em várias regiões. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos. “Essa é uma ação pensada para concentrar vários serviços de saúde e beneficiar a população, que precisou aguardar até que a pandemia estivesse controlada para retomarmos os atendimentos que não são de urgência, mas que ainda assim são importantes”, destacou o secretário.

As ações do Saúde na Praça aconteceram no Viva Raposa. Foram ofertadas consultas em clínica geral, pediatria, dermatologia e ambulatório cirúrgico. Foram oferecidos também aferição de pressão e glicemia, testes rápidos (sífilis, hepatites e HIV/Aids), vacinação do calendário anual e atendimento odontológico.

“É um programa que tem levado saúde pública para próximo da nossa população. Já passamos de mais de 50 mil atendimentos, tanto na capital como no interior do estado. Estamos avançando, e o nosso objetivo é levar o Saúde na Praça para várias regiões do Maranhão”, complementou o presidente da EMSERH, Marcos Grande. 

A população aprovou a iniciativa. Elda Galvão, de 31 anos, levou o pequeno Gabriel de 3 anos para consultar e saiu satisfeita. “Eu gostei. Eu vim e rapidinho consegui consultar ele. O médico passou remédio. Deu tudo certo. Fiquei satisfeita”, disse a microempreendedora.

População contou com atendimento odontológico (Foto: Laécio Fontenele)

A dona de casa Rafisa Rodrigues dos Santos também aproveitou a oportunidade. Ela levou o sobrinho de 8 anos para fazer um atendimento odontológico de urgência. “Ele estava com dor de dente e eu trouxe ele aqui e foi bem melhor”, elogiou a dona de casa. 

O Programa Saúde na Praça foi iniciado em 14 de agosto de 2021 em São Luís, foi expandido para o interior do estado e já realizou 49.434 atendimentos.

Daucyana Castro