25 de maio de 2022

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima

O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município de Itapecuru-Mirim. A ação aconteceu no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, e cerca de 700 pessoas foram beneficiadas com serviços na área da saúde, como aferição de pressão e glicemia, consultas com especialistas e triagem do Programa Mais Cirurgias para procedimentos urológicos e gerais.

O Saúde na Praça possibilitou a triagem de pacientes da região que precisam fazer procedimentos como a remoção de ovários e miomas, tratamento da hérnia, histerectomia, retirada da vesícula, cirurgias via videolaparoscopia, dentre outros procedimentos gerais e urológicos.

O diretor clínico do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, Ricardo Lages, conta que a iniciativa é muito importante para a população. “Dar esse pontapé inicial para a realização dessas cirurgias significa amenizar os sofrimentos de quem aguarda por um procedimento. Por isso, o sentimento é de gratidão pelo programa ter chegado à nossa cidade e tenho certeza que centenas de pessoas ficarão felizes”, enfatizou.

Dona Raimunda Nonata Pereira, de 52 anos, aguarda por uma cirurgia de hérnia umbilical e foi atendida na ação. “Para nós que moramos aqui, esse programa está sendo muito bom. Vai evitar que a gente tenha que ir para São Luís ou outra cidade próxima, e depois de fazer a cirurgia poder voltar para a nossa casa”, compartilhou.

Priscila Pires, de 30 anos, levou o filho Arthur Pires, de 9 anos, que foi selecionado na triagem para cirurgia de hérnia inguinal. “Como eu estou gestante, é muito gratificante saber que ele poderá fazer a cirurgia aqui mesmo. A iniciativa é muito boa, pois, assim como ele, imagino que muitas pessoas estejam felizes e também ansiosas com a possibilidade de fazer em breve o procedimento”, disse.

Programação

As ações seguem acontecendo pelo Maranhão. No próximo dia 30 de maio, o Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá, fará a triagem para cirurgias gerais, e o Hospital Regional de Peritoró, para procedimentos oftalmológicos de catarata e pterígio. Assim como em Itapecuru-Mirim, os pacientes serão atendidos por demanda espontânea e precisarão apresentar encaminhamento para a cirurgia, documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]

Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no município de São Domingos do Maranhão

Por Daucyana Castro O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do Programa Mais Cirurgias, desta vez [...]

Centro de Testagem para Covid-19 amplia atendimento para pessoas com sintomas há mais de três dias

Por Daucyana Castro O Centro de Testagem para Covid-19, do Governo do Estado, segue funcionando no Hospital Genésio Rego, na [...]