26 de abril de 2022

Governo leva procedimentos do Programa Mais Cirurgias à Caxias e região

O Governo do Maranhão, investindo na ampliação do Programa Mais Cirurgias, promoveu, nesta semana, cirurgias de catarata e pterígio em Caxias. Os pacientes passaram por triagem na segunda-feira (25) e realizaram o procedimento na terça-feira (26). Foram realizadas, no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, cerca de 400 cirurgias.  

“É um programa que tem sido muito importante para os maranhenses, principalmente para aqueles que precisaram aguardar por conta da pandemia. São vidas que estão sendo transformadas, pessoas que certamente vão viver com maior qualidade depois da cirurgia. Por isso, a ampliação e o fortalecimento desse programa é uma das prioridades do governador Carlos Brandão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Os pacientes que passaram pelos procedimentos foram encaminhados por municípios da regional de saúde, entre eles Caxias, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Bom Lugar, Buriti, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar, Graça Aranha, Lima Campos, São Domingos do Maranhão e São João do Sóter. 

“Fazia tempo que procurava por essa cirurgia. Estou muito agradecido. Obrigado a todos pelo esforço e atenção, aos profissionais da unidade e também ao Governo do Estado”, comemorou Jorge Carvalho de Azevedo, de 56 anos. 

O diretor clínico do Hospital Regional de Caxias, Giancarlos de Sousa Lima, destacou a importância do programa para a região. “O programa visa o atendimento da demanda de cirurgias de catarata e pterígio, reduzindo a espera por esse procedimento na rede pública e melhorando a atenção à saúde ocular do nosso povo”, ressaltou. Ainda nesta semana, as ações do Programa Mais Cirurgias acontecem nas cidades de Pedreiras e Morros. 

Açailândia e Timon

Na última semana, cirurgias viabilizadas por meio do programa aconteceram também em Açailândia e Timon. No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, foram realizados, no último sábado (23), procedimentos como vasectomias e laqueaduras. Já em Açailândia, foram realizadas cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), mais de 450 procedimentos oftalmológicos foram realizados na Policlínica de Açailândia, unidade que integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Um dos pacientes atendidos foi o senhor João Herculano Lacerda, de 73 anos. “É a segunda vez que venho aqui na Policlínica e posso afirmar que é a melhor unidade por onde já passei. Não existe um tratamento igual. É de primeira qualidade, profissionais educados, tudo no momento certo quando precisa, facilita o nosso atendimento”, elogiou o aposentado.

Daucyana Castro