4 de maio de 2022

GOVERNO LEVA PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS À PRAIA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA

Por Vanessa Ribeiro

Internado desde o dia 16 de fevereiro no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), o senhor José Pinheiro Alves da Silva, de 84 anos, foi surpreendido, na última semana, com uma atividade diferenciada. Profissionais da unidade, que faz parte da rede estadual de saúde, levaram o paciente, que trata de uma Insuficiência Cardíaca Congênita, à praia. O HCI integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Em cuidados paliativos, José Pinheiro estava com muita vontade de ver o mar e sentir o calor do sol. A equipe do HCI não mediu esforços para realizar esse desejo e após avaliação médica, o passeio foi liberado. De óculos escuros e um largo sorriso no rosto, o aposentado, rodeado pela família e equipe multiprofissional, pôde sentir a brisa da praia do Caolho e esquecer, ao menos por alguns instantes, do seu problema de saúde.  

“Este tipo de abordagem terapêutica nos dá esperança de dias melhores”, contou Márcio Pinheiro, filho do paciente.

Jéssica Tôrres é nora do senhor José Pinheiro e também acompanhou o passeio. Ela destaca o empenho da equipe do hospital em realizar o desejo do sogro. “A felicidade com que a equipe do hospital organizou junto com o paciente esse passeio ao ar livre foi um bálsamo para a família. Nos conforta saber que ele está em boas mãos. Eles não mediram esforços para realizar os desejos dele. Nosso sentimento é gratidão”, afirmou emocionada.

O diretor administrativo do HCI, Luís Malfitano, explica os benefícios dessas ações. “Os benefícios são inúmeros para o paciente, como a saída do ambiente hospitalar, a confraternização com familiares e equipe e, também, a oportunidade terapêutica do contato com a natureza, experimentando sensações que tinha antes da internação, elevando a autoestima e força de viver dos pacientes”, destacou. 

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) foi referência no tratamento da Covid-19 no Maranhão e foi inaugurado em abril de 2020 pelo Governo do Estado. Atualmente, a unidade realiza cirurgias e recebe pacientes encaminhados de unidades da rede pública de saúde.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira