1 de fevereiro de 2018

Governo leva Mutirão do Glaucoma para 16 municípios das regionais de Rosário e Timon

Quem possui mais de 40 anos, histórico familiar de glaucoma ou for portador de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo deve se submeter a exames de prevenção em mais uma edição do Mutirão do Glaucoma. A ação promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será realizada do dia 1º até o dia 3 de fevereiro nas 16 cidades que integram as Regionais de Saúde de Rosário e Timon.

“O Governo do Estado tem compromisso de garantir o acesso ao tratamento e disseminar mais informações de prevenção ao glaucoma. A nossa obrigação é com o bem estar e com a garantia dos direitos da população maranhense, especialmente a mais carente. Por isso, vamos combater a doença com a realização de mais edições ao longo de todo este ano”, explicou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort.

Nesta edição, serão beneficiados os municípios de Bacabeira, Santa Rita, Presidente Juscelino, Rosário, Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Timon, Humberto de Campos, Primeira Cruz, São Francisco do Maranhão, Icatu, Cachoeira Grande, Parnarama, Matões, Axixá e Morros.

A ação preventiva permite a detecção precoce da doença, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Considerada uma doença silenciosa e assintomática, o glaucoma causa danos ao nervo óptico, geralmente por causa do aumento da pressão intraocular.

“O Programa tem uma importância muito grande porque leva atendimento para pacientes nos lugares mais remotos do estado. Além disso, os mutirões revelam outras doenças como catarata e pterígio, que também são frequentes no diagnóstico dos pacientes durante a realização das ações de combate ao Glaucoma”, explicou o oftalmologista Heron Simões, responsável pelo Programa de Combate ao Glaucoma no Maranhão.

Durante o mutirão, serão realizadas consultas e exames, e, nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente receberá o colírio, além de serem encaminhados ao tratamento. Para ser atendido, é preciso apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Confira os locais de atendimento

Manhã

• Bacabeira – Local: Secretaria Municipal de Saúde – Rua Igarapé, bairro São Cristóvão
  • Santa Rita – Local: Secretaria Municipal de Saúde – Rua Professor Cardoso, Centro