26 de julho de 2017

Governo leva mutirão contra Glaucoma para Timon e região

Quatro municípios da região de saúde de Timon receberão o Mutirão de prevenção do Glaucoma neste fim de semana. Na sexta-feira (28), o atendimento será nas cidades de Timon e São Francisco do Maranhão. No sábado, as ações do mutirão chegam a Parnarama e Matões. O programa, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo prevenir a população da doença, assim como realizar o diagnóstico precoce.

Na região, o Mutirão do Glaucoma já diagnosticou somente este ano 155 casos positivos da doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira.

Durante o mutirão, além da consulta, os pacientes realizam exames e, segundo diagnóstico, recebem a medicação logo após o atendimento, além de serem encaminhados ao tratamento. Com avaliação do médico, o diagnóstico é dado em questão de poucos minutos, por meio dos exames de campimetria, a tonometria e a fundoscopia.

“O diagnóstico é imediato. Mas cada exame tem uma função específica, por exemplo, o fundo de olho, o fundoscopia, nos ajuda a diagnosticar o glaucoma. Já o dado da pressão intraocular nos ajuda a decidir por qual esquema de tratamento optar para cada paciente”, explica o oftalmologista Ricardo Pimenta.

Os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem tratamento totalmente gratuito, os colírios são distribuídos pelas redes municipais e estaduais de saúde, por meio do SUS.

Mutirão do Glaucoma na Regional de Saúde de Timon
Sexta-feira (28)
8h – Timon (UBS do Bairro Parque do Piauí – Centro)
14h – São Francisco do Maranhão (Centro de Saúde Leopoldo José de Oliveira – Centro)