Governo leva Mais Saúde para o bairro do Anjo da Guarda neste final de semana

Mais de 7 mil atendimentos são realizados na primeira edição do Mutirão Mais Saúde na Vila Embratel. (Foto: Julyane Galvão)

Serviços básicos de saúde serão oferecidos durante este final de semana no Anjo da Guarda. (Foto: Julyane Galvão)

Serviços na área da saúde serão oferecidos no próximo fim de semana pelo Governo do Estado no bairro do Anjo da Guarda, beneficiando também moradores de áreas adjacentes. Com o Mutirão Mais Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o poder público estadual tem intensificado em bairros da capital os serviços oferecidos à população, com ações na área da atenção básica e, ainda, atendimento médico especializado. O Mutirão Mais Saúde acontecerá sábado (2) e domingo (3) no Centro de Ensino Vicente Maia.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explica o objetivo da ação, que tem apresentado como resultado benefícios concretos na vida dos cidadãos. “Com o mutirão, estamos fortalecendo os serviços de saúde oferecidos, aproximando-os da população e facilitando o acesso ao atendimento. Ações assim contemplam muitos cidadãos que aproveitam a proximidade de casa para buscar os serviços de saúde”, afirma.

O coordenador do Mutirão Mais Saúde, Sandro Monteiro, enfatizou a continuidade dos atendimentos em outras áreas da cidade de São Luís. “O objetivo do projeto é contemplar os sete distritos do município de São Luís. Atendemos a região Itaqui-Bacanga na Vila Embratel e, agora, atenderemos no Anjo da Guarda e adjacências. A missão do poder público com essa atividade é fortalecer as ações e os serviços da atenção primária, com equipe multidisciplinar”, destacou.

Para agilizar o atendimento, os pacientes devem levam documento de identificação, carteira de vacinação e cartão do SUS. Serão oferecidos à população serviços na área da atenção primária como testes rápidos para detecção de sífilis, Aids e Hepatites; aferição de pressão e glicemia; vacinação; orientações sobre nutrição, tabagismo, diabetes e hipertensão; e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos serviços na área da atenção primária, o Mutirão Mais Saúde leva à população exames preventivos e diagnósticos e consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e oftalmologista. Ação do Programa Estadual do Glaucoma reforçam o atendimento especializado durante o mutirão. Através do programa são oferecidas à população avaliações oftalmológicas e exames para diagnósticos de patologias oftalmológicas como glaucoma, pterígio e catarata.

Na última edição da atividade, que aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, mais de 7 mil atendimentos foram realizados na Vila Embratel. Cerca de 130 profissionais da rede estadual e municipal de saúde atuaram durante a ação.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)