10 de maio de 2018

Governo leva Carreta da Mulher Maranhense para mais sete municípios

Carreta da Mulher. (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Maranhão vai oferecer, durante o mês de maio, às mulheres de sete municípios maranhenses serviços de rastreamento, prevenção e orientação em saúde da mulher. Os atendimentos ocorrem na Carreta da Mulher Maranhense, com destaque para a realização de exames preventivos e mamografia. A ação integrada é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

“Para a gestão Flávio Dino, é uma prioridade atuar com políticas voltadas para promover saúde e qualidade de vida das mulheres maranhenses. Assim, fortalecemos as estratégias de diagnóstico precoce e a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Atendimentos

A Carreta da Mulher Maranhense irá passar nos municípios de Tufilândia Santa Luzia, Altamira, Vitorino Freire, São Luiz Gonzaga, Lima Campos e Bernardo do Mearim. Os atendimentos acontecem das 8h às 18h, nos dois primeiros dias, e no terceiro, até o meio-dia. São 40 atendimentos para mamografia e 120 exames preventivos (Papanicolau). Para ser atendido, é preciso levar cópias do Cartão SUS, de documento de identificação e de residência.

Complementando os exames, a SEMU realizará palestras sobre saúde da mulher, enfrentamento da violência doméstica, feminicídio e outros temas. A Prefeitura Municipal, por sua vez, disponibilizará testes rápidos, consultas médicas, avaliação odontológica e vacinação.

“Estamos realizando essa ação em vários municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. A vantagem da carreta está em levar o atendimento até as mulheres. Muitas não têm como ir para São Luís, referência para esta região. Conseguimos assim um alto índice de aceitação”, explicou a supervisora geral da Carreta, Nayanne Lara.

Os resultados dos exames serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde. Aqueles que apresentarem alguma alteração, a paciente será encaminhada para o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo para aprofundamento do diagnóstico.

Ações da Carreta da Mulher Maranhense no mês de maio
Tufilândia – dias 7,8 e 9