21 de setembro de 2020

Governo leva ambulatório de Covid-19 ao Hospital de Cuidados Intensivos (HCI)

Ambulatório funciona 24h

Por Daucyana Castro

Exclusivo para tratamento da Covid-19 no Maranhão, o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) agora conta com serviço ambulatorial disponível para diagnóstico e assistência a casos do novo coronavírus. O equipamento funciona de segunda a domingo, em regime de 24h, e presta assistência a pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são porta de entrada para atendimento aos casos suspeitos do novo coronavírus, na Região Metropolitana de São Luís. 

O serviço integra a rede de saúde criada para atendimento exclusivo de casos da Covid-19. Para o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano, a chegada do ambulatório ao hospital reforça o trabalho de excelência desenvolvido pela Saúde do Maranhão, diante da pandemia da Covid-19. 

“Hoje, o HCI responde por ser a primeira opção em regulação de leitos para coronavírus. Com a chegada do ambulatório, conquistamos a total referência na pandemia em nosso estado”, explica o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano. 

No ambulatório, os pacientes passam por avaliação médica, são medicados e fazem exames de sangue. No espaço, pacientes recebem também os medicamentos prescritos para continuar o tratamento em casa. Se necessários, são realizados exames mais detalhados.

A unidade de saúde faz parte da rede de saúde criada pela Secretaria de Estado da Saúde para combater a Covid-19 no Maranhão e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços 
Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro