25 de outubro de 2021

Governo leva ações do Saúde na Praça para Coroatá

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (22), mais uma ação do Programa Saúde na Praça, desta vez fora da Grande Ilha. O destino escolhido foi o município maranhense de Coroatá, distante 178 km da capital maranhense. A ação promoveu atendimentos em oftalmologia, com avaliação cirúrgica de catarata, pterígio e retina, além de específicos à saúde da mulher, reforçando as ações da Campanha Outubro Rosa. 

“Em razão da pandemia, nossos atendimentos estavam voltados para assistência ao paciente com a Covid-19. Com controle dos casos e dos óbitos, estamos retomando os atendimentos em outras especialidades. A fim de agilizar a realização dos procedimentos, estamos usando o Saúde na Praça, que é uma forma de facilitar o acesso às consultas, aproximando os serviços públicos da população”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula participou da ação

As ações do programa já haviam sido realizadas em bairros de São Luís e em São José de Ribamar. “Iniciamos o Saúde na Praça na capital e, por orientação do governador Flávio Dino, estamos levando o programa para o interior do estado. Aqui em Coroatá, estamos com uma ação dentro do Hospital Macrorregional e fazendo a triagem para as cirurgias oftalmológicas, que vão beneficiar não só a população de Coroatá como de toda a região”, destacou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

A senhora Maria Patrocina da Costa Silva, 62 anos, moradora do bairro Areal em Coroatá foi uma das primeiras a chegar no Ginásio Poliesportivo situado no Centro, onde ocorreram os atendimentos em oftalmologia. “Eu achei muito bom esse mutirão, porque facilita a vida da gente. Eu sei que tem os postos que a gente vai para consultar, mas demora um pouco. O médico disse que eu preciso operar de catarata nos dois olhos. Aqui, eu sei que vai ser bem mais rápido”, disse a dona de casa. 

D. Patrocina foi uma das primeiras a chegar no Ginásio Poliesportivo

O aposentado Almir Lacerda Frate, de 78 anos, se deslocou até o município maranhense de Tuntum, porque precisava se submeter a uma cirurgia de retina e elogiou a iniciativa. “O Governo do Maranhão está de parabéns, porque esses mutirões vêm para resolver o problema desse pessoal que não tem condição de fazer uma cirurgia e realizar o exame. Já fiz o procedimento para tratar da catarata nos dois olhos e a limpeza dessa lente do olho esquerdo e detectaram que eu tenho que fazer cirurgia de retina no olho direito. É uma maravilha o que o governo está fazendo. Vocês todos estão de parabéns”, elogiou o aposentado. 

Aposentado elogiou a ação

No Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, no bairro Trizidela, os pacientes tiveram acesso a consultas com mastologistas, exame preventivo (Papanicolau), mamografia, testes rápidos (HIV/Aids, Hepatites e sífilis) e vacinas do calendário atual. 

Dona Itacir de Andrade Barros, de 55 anos, fez o preventivo no hospital macrorregional e saiu de lá satisfeita. “Foi de bom proveito esse mutirão e o atendimento que o hospital está disponibilizando a todos, para que  a gente possa se cuidar e se prevenir de tudo. Então, esse mutirão chegou no momento certo. Só temos a agradecer”, disse. O prefeito de Coroatá, Luiz Filho, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria.

“Fico muito feliz de poder ver que o Governo do Estado, a SES e a EMSERH estão cuidando do cidadão maranhense que também mora aqui na ponta do Estado, beneficiando essas pessoas com esses procedimentos”, disse o prefeito. 

O Programa Saúde na Praça é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Devido ao sucesso de todas as edições, o programa está sendo expandido para outros municípios no interior do estado. Com o programa, já foram contabilizados 19.543 atendimentos.

Daucyana Castro