20 de maio de 2022

Governo leva ações do Saúde na Praça ao Coroadinho

O Governo do Estado levou para o Coroadinho as ações do Programa Saúde na Praça. Os serviços foram disponibilizados nesta quinta-feira (19), na Praça do Bom Jesus. A ação, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), facilitou o acesso de moradores da região a consultas especializadas e outros serviços de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos e reforçou a importância da iniciativa. “O Saúde na Praça é uma grande ação de grande impacto que continua no governo Carlos Brandão. É um trabalho que aproxima o poder público estadual do cidadão, do verdadeiro usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a saúde preventiva”, enfatizou Tiago Fernandes.

Durante o Saúde na Praça no Coroadinho, foram disponibilizadas para a população da região consultas em especialidades como Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia, além de serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos (Papanicolau), vacinas do calendário anual e testes rápidos (Hepatites, HIV/AIDS e Sífilis).

“Realizamos ações do programa em pontos estratégicos. Avaliamos, por exemplo, a necessidade do bairro e a densidade populacional. O governador Carlos Brandão tem nos pedido para intensificar essas ações e é isso que estamos fazendo, levando saúde com muita alegria e dedicação para atender a população”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Os serviços beneficiaram pessoas como a dona de casa Cristiane Aldenora, que levou a filha Ághata, de 4 anos, para consultar com um pediatra e aprovou a iniciativa. “Minha filha está com uma alergia no corpo e eu trouxe ela para consultar. Mais fácil e mais prático, mais próximo de casa. Achei muito legal essa ação. Ajudou muitas pessoas”, avaliou positivamente a dona de casa.

Quem também saiu satisfeito foi o eletricista Raimundo Nonato Diniz Alves, de 58 anos. “Essa ideia foi muito legal para a comunidade que precisa muito. Não temos como ter um plano de saúde para consultar. Essa ação do Governo é muito boa. Aqui, eu consegui consultar com um clínico geral. Que venha mais vezes para o nosso bairro, porque tem muita gente carente, muita gente que precisa”, elogiou o eletricista.

O Programa Saúde na Praça foi criado com a proposta de facilitar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em várias regiões. Desde que o programa iniciou, em agosto do ano passado, já foram realizados 118.786 mil atendimentos. O balanço das ações aponta que, em 2022, já foram realizados mais de 10 mil atendimentos.

Daucyana Castro