3 de dezembro de 2021

Governo leva ações do Programa Saúde na Praça para a cidade de Barreirinhas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue levando as ações do Programa Saúde na Praça para os municípios maranhenses, facilitando o acesso a serviços de saúde. Nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), a cidade beneficiada com as ações do programa é Barreirinhas. Durante os dois dias de ação, estão sendo realizadas consultas no ambulatório cirúrgico oftalmológico para triagem de cirurgias de catarata e pterígio, com previsão de atender pelo menos 200 pacientes.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou a ação e falou sobre a importância de levar os serviços de saúde para quem mais precisa.

“A gente sabe que há uma demanda reprimida deixada pela pandemia. Muita gente esperando por esses procedimentos há muito tempo, o que pode levar à cegueira. Por isso estamos intensificando essas ações para garantir o atendimento que a população precisa”, destacou o secretário Carlos Lula.

Durante os dois dias, as ações acontecem no Hospital Regional de Barreirinhas, das 8h às 16h, e os casos com indicação para cirurgia em uma das duas especialidades realizam o procedimento no mesmo dia do atendimento.

Dona Joaquina Lima Rodrigues, 78 anos, é uma das beneficiadas com a ação. Moradora de Barreirinhas, a aposentada conta que estava aguardando ansiosamente a realização do procedimento de catarata.

“Já tinha feito um procedimento no olho do lado direito e me recomendaram fazer também do lado esquerdo. Só que esse seria particular e custava três mil e quinhentos reais e eu não tenho esse dinheiro. Graças a Deus aconteceu esse mutirão e hoje eu estou aqui para realizar meu procedimento e voltar a enxergar direito”, conta a aposentada Joaquina Rodrigues.

Outro paciente que aproveitou os serviços oferecidos pelo Saúde na Praça foi o vendedor João Mangueira de Sousa, 60 anos. Ele é morador do estado da Paraíba e costuma ir a trabalho para Barreirinhas, ficou sabendo da ação e foi em busca de atendimento.

“Minha visão do olho direito já está prejudicada, então vim hoje em busca de atendimento para o médico avaliar se é catarata ou pterígio e fazer logo o meu procedimento. Essa ação é muito importante pois não teríamos dinheiro para pagar por esse tipo de procedimento”, afirma o vendedor João de Sousa.

No momento da consulta, os pacientes deverão apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência.

“Essa é a tarefa da saúde, levar assistências para todos os lugares do estado e hoje estamos fazendo isso aqui em Barreirinhas levando para a população mais acesso a saúde e resolvendo os problemas das pessoas”, afirmou o diretor de planejamento da Emserh, Raul Fagner.

Representando o prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar, o vice-prefeito Antônio Carlos ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e o município. “Essas ações são de grande importância para a população e só temos a agradecer ao secretário Carlos Lula pela dedicação ao município de Barreirinhas, parceria que está dando certo”, disse o vice-prefeito.

A ação foi acompanhada pelo deputado estadual Duarte Junior, vereadores e outras lideranças políticas da região. O programa já realizou aproximadamente 24 edições na capital e no interior do estado desde agosto, totalizando 69.719 atendimentos.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira