9 de maio de 2022

Governo leva ações do Programa Mais Cirurgias para Região Tocantina

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) beneficia, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), centenas de pacientes de Imperatriz e demais municípios da Região Tocantina, com procedimentos oftalmológicos de catarata e pterígio. Os procedimentos fazem parte das ações do Programa Mais Cirurgias e estão acontecendo no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. 

O governador do Estado, Carlos Brandão, acompanhou o primeiro dia das ações do programa e destacou o empenho do poder público estadual para acabar com a demanda de cirurgias eletivas.  

“Com a diminuição da demanda de atendimentos para a Covid-19, podemos retornar nas nossas unidades a realização das cirurgias eletivas. Hoje, visitamos o Hospital Macrorregional de Imperatriz que, só nesta quinta-feira (5), vai realizar, em mais de 200 pacientes, procedimentos oftalmológicos. Muitas dessas pessoas nunca visitaram um oftalmologista na vida. Isso é cidadania, é dar mais oportunidade para a população”, disse Brandão.  

As ações do Programa Mais Cirurgias vêm sendo executadas com o objetivo de acelerar os atendimentos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas. O Hospital Macrorregional de Imperatriz atende a 43 cidades de quatro Regionais de Saúde. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os procedimentos beneficiam a população. “Retomamos o Programa Mais Cirurgias em todo o Maranhão e, hoje, estamos beneficiando a cidade de Imperatriz com cirurgias oftalmológicas. Em breve, outras ações do programa serão realizadas, incluindo outros procedimentos que também são demanda da população aqui na Região Tocantina”, destacou. 

Os pacientes que estão passando pelos procedimentos realizaram a triagem durante a ação, que aconteceu na unidade no mês de abril. “Esse tipo de serviço dentro da rede estadual de saúde é essencial para nós que precisamos fazer esses procedimentos, pois cuidar da visão é muito importante e fazer na rede particular é muito caro”, disse o produtor rural João da Cruz Pereira, de 54 anos, morador da cidade de Cidelândia, que realizou o procedimento para tratamento de pterígio no olho direito.  

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, as ações do Programa Mais Cirurgias são fundamentais. “O Governo do Maranhão segue ampliando as suas ações de saúde e levando os procedimentos do Programa Mais Cirurgias para todas as regiões do Estado. Hoje, a população da Região Tocantina está sendo beneficiada e isso nos deixa muito satisfeitos”, afirmou.  

O diretor administrativo do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Felype Hanns, ressaltou que, assim como a ação desta semana, outras também serão realizadas na unidade. “Nossa última ação dessa especialidade foi realizada em dezembro do ano passado, quando realizamos mais de mil cirurgias de catarata e pterígio. E já temos a previsão de realizar uma próxima ação do Mais Cirurgias, dessa vez, voltada para a cirurgia geral, beneficiando as pessoas que participaram do Saúde na Praça. Nosso objetivo é zerar a demanda existente”, explicou o diretor.

Daucyana Castro