16 de janeiro de 2023

Governo investe na capacitação de profissionais que atuarão no atendimento da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Ilha

Como parte do processo de implantação da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Ilha, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (12), em visita técnica ao setor de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

“A visita à unidade servirá de apoio e referência para a implantação da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Ilha, que está com as obras em processo de finalização. Por meio da troca de experiência, a equipe irá replicar seus conhecimentos para oferecer à população maranhense uma assistência de qualidade. É o governo do Estado sempre qualificando e ampliando os serviços de saúde para população maranhense, como diretriz do governador Carlos Brandão”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

A equipe visitou a ala de internação, o ambulatório, a sala de cirurgia, a sala de banho e a sala de reabilitação. Na oportunidade, a comitiva maranhense dialogou ainda com os profissionais de saúde que atuam no hospital.

“Podemos ver in loco como é que o serviço acontece em todos os setores, desde o atendimento até a parte ambulatorial que presta serviço de acompanhamento posterior aos pacientes, que passam pelo processo de internação e precisam de reabilitação. Dessa forma, conseguimos ter esse panorama, essa referência. Será um serviço novo e estamos trabalhando para ofertarmos o melhor à população maranhense”, pontuou Moisés Serra, gerente de Qualidade da EMSERH. 

Em dezembro, profissionais maranhenses, que trabalham na SES, na EMSERH e no Hospital da Ilha, onde irá funcionar a ala de Queimados, passaram por capacitação ministrada por médicos do HRAN.

Vistoria 

Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, vistoriaram o andamento das obras da Unidade de Tratamento Intensivo para Queimados (UTQ). O serviço é inédito no Maranhão e deve oferecer atendimento e acompanhamento especializado para pacientes vítimas de queimaduras. 

“É mais um marco inédito que a gestão do governador Carlos Brandão está fazendo na rede estadual de saúde para assistência aos maranhenses. Com este novo serviço, teremos uma referência especializada para tratamento de queimados dentro do Maranhão”, enfatizou o secretário Tiago Fernandes.

Eduardo Ericeira