4 de outubro de 2022

Governo investe na ampliação do atendimento a adolescentes e adultos com TEA

Fotos Adeta Holanda

Em fase de conclusão, estão as obras do novo Centro TEA 12+, unidade da rede estadual de saúde que atenderá pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, acompanharam o andamento das obras nesta terça-feira (4).

“A gestão já entregou à população um serviço voltado especificamente às crianças com TEA. Agora, projetamos essa unidade para que possamos diagnosticar e proporcionar um tratamento especial aos adolescentes e adultos com TEA. É mais um equipamento de saúde garantindo o acesso à assistência”, destacou Tiago Fernandes.

Entre os serviços e especialidades que serão ofertados na unidade, estão terapia ocupacional, neuropsicologia e psicopedagogia. O Centro TEA contará com salas de luta para a prática de modalidades como o judô, por exemplo.

No espaço, a proposta é promover também atividades para aprimorar o tratamento das pessoas autistas, como teatro, artesanato, música, entre vários outros serviços. O Centro TEA 12+, que fica localizado na Cohab, tem previsão de entrega para o mês de outubro.

“Nós sabemos que temos uma demanda muito grande e nossa intenção é abranger toda a população da capital e da Grande Ilha. Estamos na fase final de contratação de profissionais e especialistas que vão atuar em mais esse equipamento de saúde. O foco do nosso trabalho sempre é expandir a rede pública de saúde e levar um atendimento de qualidade à população”, frisou Marcello Duailibe, presidente da EMSERH.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira