25 de abril de 2023

Governo intensifica procedimentos cirúrgicos de pterígio e catarata na Região Tocantina

Fotos: SECOM

O Governo do Maranhão realizou mais 569 procedimentos cirúrgicos de pterígio e catarata, neste fim de semana, em Imperatriz. A ação, promovida pela por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou a população de 43 municípios da região, e os pacientes operados foram triados em 12 de abril, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O mutirão oftalmológico é um compromisso assumido pelo governador Carlos Brandão em realizar mil cirurgias na Região Tocantina. “O que estamos fazendo aqui é mudar a vida das pessoas, pois em meu governo todos devem ser bem tratadas. É muito gratificante ouvir os depoimentos e saber que pudemos proporcionar a estas pessoas a retomada de sua vida, seu trabalho e sua autonomia”, disse o governador.   

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destacou o sucesso da ação. “O nosso primeiro mutirão de cirurgias neste ano foi uma importante ação, com resultados satisfatórios, pois superamos a meta de atendimentos estabelecida pelo Governo do Estado, levando mais qualidade de vida não apenas aos moradores de Imperatriz, mas também dos municípios circunvizinhos”, disse.  

Só em abril, foram realizadas 1.114 cirurgias, sendo 798 de catarata e 316 de pterígio. Em 2022, foram realizadas 20.909 cirurgias oftalmológicas em todas as regiões do estado, beneficiando milhares de maranhenses. 

A aposentada Marina Reis da Silva, de 78 anos, operou, neste fim de semana, de catarata do olho esquerdo. Já havia operado de catarata no direito em outubro do ano passado. “A gente que não tem condições acabada sofrendo bastante para conseguir uma cirurgia que chega a custar 7 mil aqui. Então conseguir aqui, sem pagar, é muito bom”.

Daucyana Castro