19 de junho de 2018

Governo intensifica Mais Saúde Criança no CEM Pam Diamante

A segunda edição do Mais Saúde Criança registrou 3.991 atendimentos, neste sábado (16) e domingo (17), no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante. A ação do Governo do Maranhão será realizada aos sábados e domingos na unidade.

O Mais Saúde Criança reúne profissionais e serviços de saúde. Foram feitos 321 testes rápidos, 289 atendimentos de enfermagem e 192 na área de serviço social, que são encaminhamentos para especialidades clínicas e cirúrgicas. Além disso, foram 104 atendimentos em pediatria, 154 em dermatologia e 169 em ginecologia. Testes rápidos (Sífilis, Aids e hepatites), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia) e serviço social foram os serviços mais procurados.

A família de Hilda Melo buscou atendimento nos dois dias da ação. A dona de casa procurou os serviços de vacinação e pediatria para os filhos e foi atendida em ginecologia e mamografia.

“Não é todo dia que temos a oportunidade de conversar com um médico. Aproveitei a oportunidade, principalmente por dar agilidade ao atendimento do paciente. Meus filhos também passaram pelo pediatra, não deixei de trazê-los. Sempre é bom manter a saúde em dia. Como eu disse, às vezes não temos tempo para consultar durante a semana, outras vezes a marcação demora um pouco. Saber que sempre vai ter essa ação no Pam Diamante é muito bom”, disse Hilda Melo.

Mariana Costa procurou vários serviços de saúde. (Foto: Jardel Scot)

A família Costa também procurou vários serviços do Mais Saúde. “Eu não moro aqui. Quando soube que minha filha viria se consultar, aproveitei também. Fiz logo um check-up”, explicou Mariana Costa, de 54 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o Mais Saúde Criança já faz parte do calendário da unidade. “O Mais Saúde Criança é uma ação do poder público estadual, que fortalece a assistência em saúde e, ainda, a garantia de serviços e direitos”, disse.

Para o coordenador da Assistência Farmacêutica da SES, Sandro Monteiro, o Mais Saúde é mais uma estratégia de fortalecimento da Política de Atenção Básica no estado. “O Mais Saúde Criança vem para levar a saúde a quem mais precisa, oferecemos atendimentos básicos que se forem feitos de forma frequente evitam o agravamento de doenças crônicas”, afirmou.

(Foto: Jardel Scot)

fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Daucyana Castro