26 de agosto de 2019

Governo inicia programação da Campanha Nacional de Combate ao Fumo na Feirinha São Luís


SES inicia programação da Campanha Nacional de Combate ao Fumo na Feirinha São Luís (Foto: Márcio Sampaio)

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece na próxima quinta-feira (29), será marcado por uma programação de sensibilização sobre os danos causados pelo tabaco. Uma das ações acontece no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, às 9h. As iniciativas fazem parte da semana de conscientização sobre o uso do cigarro, que teve início neste domingo (25), na Feirinha São Luís.

Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceira com o município de São Luís, a campanha busca alertar a população sobre os riscos do consumo do cigarro e sobre os serviços de saúde que ajudam no tratamento daqueles que querem parar de fumar.


Chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro (Foto: Márcio Sampaio)

“A campanha este ano é para que as pessoas conheçam e entendam que existe tratamento para abandonar o cigarro. Hoje, na Feirinha, estamos fazendo essa divulgação, a fim de achar pessoas que queiram aderir a esse tratamento”, explicou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

Durante toda semana, serão realizadas ações nos municípios do Estado, e toda Região Metropolitana está articulada, a fim de divulgar o Consultório do Fumante, que funciona em algumas Unidades Básicas de Saúde do município. Na rede estadual, a referência é o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

Na Feirinha São Luís, foi realiza panfletagem, conversa com público e feirantes sobre o uso abusivo do cigarro, e oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e orientação nutricional.

“A Feirinha tem um público bem jovem e é nessa idade que se inicia o consumo do cigarro. Acho importante essa ação de conscientização, como essas campanhas para evitar que surjam novos fumantes”, afirmou a estudante universitária Carol Dias.


Feirante João da Silva Filho elogiou a ação da campanha na Feirinha São Luís (Foto: Márcio Sampaio)


O feirante João da Silva Filho elogiou a divulgação. Segundo ele, o número de fumantes tem diminuído consideravelmente no seu ciclo de convivência social, devido às campanhas.

“Hoje, eu não conheço muitas pessoas que fumam. A galera está mais ligada ao esporte e à alimentação saudável. O que me deixa muito feliz, já que a minha mãe morreu em consequência do uso abusivo do cigarro, pois fumava desde os 12 anos. As pessoas precisam entender que o cigarro mata e de forma muito dolorosa”, contou o feirante.

As ações educativas prosseguem até a próxima sexta-feira (30).

PROGRAMAÇÃO

26/08 – Webconferência com alunos do IFMA, às 15h.
28/08 – Palestra na UBS Recanto Verde, às 9h, em parceria com a SEMUS. Às 15h, ação de conscientização no Shopping Pátio Norte, em parceira com a Prefeitura de São José de Ribamar.
29/08 – Palestra, às 9h, no Centro de Saúde Genésio Rego; às 14h, mobilização na Funac, em parceria com a SEMUS; Webconferência com o HUUFMA, às 15h.
30/08 – Roda de Conversa no Almere Office, às 15h.

Fonte: SES

Daucyana Castro