Governo inicia Mutirão do Glaucoma na região de Timon nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Quatro municípios da região de saúde de Timon receberão mais ações do Mutirão do Glaucoma. Nesta sexta-feira (28), o atendimento será nas cidades de Timon e São Francisco do Maranhão. No sábado, é a vez da população receber as ações do mutirão em Parnarama e Matões. O programa, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo prevenir a população da doença, assim como realizar o diagnóstico precoce.

“A quantidade de pessoas diagnosticadas durante os mutirões ainda é grande, mas vamos combater a doença com a realização de mais edições ao longo de todo este ano. Além do mutirão oferecer aos maranhenses uma assistência especializada na área, o paciente ainda leva para casa o medicamento para prosseguir o tratamento”, afirmou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro.

Na região, o Mutirão do Glaucoma já diagnosticou somente este ano 155 casos positivos da doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira.

Moradora da cidade de Matões, Luzilene Pereira Carneiro, de 22 anos, foi diagnosticada com glaucoma durante a primeira etapa do mutirão na região este ano. “Eu só sabia que existia [glaucoma], mas só passei a saber o que era depois que participei do Mutirão. Fiz os exames e o médico diagnosticou. Agora vou fazer o acompanhamento nessa próxima etapa”, disse.

Durante o mutirão, além da consulta, os pacientes realizam exames e, segundo diagnóstico, recebem a medicação logo após o atendimento, além de serem encaminhados ao tratamento. Com avaliação do médico, o diagnóstico é dado em questão de poucos minutos, por meio dos exames de campimetria, a tonometria e a fundoscopia.

“O diagnóstico é imediato. Mas cada exame tem uma função específica, por exemplo, o fundo de olho, o fundoscopia, nos ajuda a diagnosticar o glaucoma. Já o dado da pressão intraocular nos ajuda a decidir por qual esquema de tratamento optar para cada paciente”, explicou o oftalmologista Ricardo Pimenta.

Os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem tratamento totalmente gratuito, os colírios são distribuídos pelas redes municipais e estaduais de saúde, por meio do SUS. Além do glaucoma, os mutirões realizados pela SES revelam catarata e pterígio como as doenças mais frequentes no diagnóstico dos pacientes.

Mutirão do Glaucoma na Regional de Saúde de Timon
Sexta-feira (28)
8h – Timon (UBS do Bairro Parque do Piauí – Centro)
14h – São Francisco do Maranhão (Centro de Saúde Leopoldo José de Oliveira – Centro)

Sábado (29)
8h – Parnarama (Policlínica 1º de Maio – Centro)
14h – Matões (UBS Seriema – Travessa Tiradentes, Alto Seriema)


Powered by WPeMatico