Governo inicia atividades do Dezembro Laranja e alerta para prevenção do câncer de pele

Governo inicia atividades do Dezembro Laranja e alerta para prevenção do câncer de pele. (Foto: Francisco Campos)

Dezembro Laranja alerta para prevenção do câncer de pele. (Foto: Francisco Campos)

Dezembro chegou e junto com ele se inicia uma nova ação voltada para a saúde. Desta vez, o foco é no cuidado com a pele e na prevenção do câncer. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres, na unidade de saúde Pam Diamante, realizará orientações à população durante todo o mês.

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A média é de 181 mil novos casos por ano. E existem três tipos mais comuns: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o mais grave deles, o melanoma. A doença pode aparecer, por exemplo, em forma de uma cicatriz mais funda, ou como pequenas pintas, pintas que já existiam e mudaram de cor ou cresceram, e as que sangram.

Desse modo, três fases estratégicas se intensificam: a conscientização, o diagnóstico e o tratamento.  Durante todo o mês, orientações sobre a doença serão repassadas pelo coordenador de Dermatologia do Pam, Eduardo Lago, e pela enfermeira Gisele de Oliveira, responsável pela operação da máquina de fototerapia, para tratamento dos pacientes. “A campanha informativa é importante, pois consegue fazer através da prevenção a diminuição de novos casos de câncer. E ao mesmo tempo, incentiva o tratamento precoce, com mais chance de cura”, afirmou o dermatologista.

Além das palestras de orientação, será realizada uma caminhada no dia 17 de dezembro na Avenida Litorânea. A ideia é atrair a população para discutir a prevenção e os cuidados que todos devem ter com a saúde. A caminhada começa da Praça do Pescador, a partir das 7h, com a participação dos pacientes e profissionais de saúde do Pam Diamante

No Pam Diamante são realizados tratamentos clínicos de grande número de doenças de pele como as doenças inflamatórias, Lúpus eritematoso discóide e psoríase. Doenças infecciosas causadas por fungos (micoses) e bactérias, além de oferecer o serviço de fototerapia que é essencial para o tratamento para vitiligo.

Seis médicos dermatologistas fazem o atendimento oferecido de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde realizando um total de 700 atendimentos por mês.

Fototerapia

A fototerapia, disponível na rede pública estadual no Pam Diamante, desde maio de 2016, é usada para tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo. O equipamento, antes disponível apenas na rede privada, oferece acesso ao tratamento contribuindo para a redução do índice de ocorrência dessa doença. “Esse tratamento de grande eficiência é utilizado em todo o país. Cada caso pede uma exposição diferente na cabine de fototerapia.

A quantidade de sessões varia, mas os resultados sempre são excelentes para os pacientes”, esclareceu o médico.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)