6 de junho de 2022

Governo inicia ambulatório cirúrgico de Urologia no HCI

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), iniciou, nesta quinta-feira (2), os atendimentos no Ambulatório Cirúrgico de Urologia no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). A intenção do novo serviço é reduzir a espera de pacientes por cirurgias eletivas nesta especialidade. 

“Mais uma vez a gente vem reafirmar o compromisso do governador Carlos Brandão em acabar com a espera por cirurgias. A Urologia do HCI é pautada na média e alta complexidade. A ideia é, até o final do ano, acabar com essa demanda reprimida. O HCI mais uma vez oferece à população do Maranhão um serviço de saúde de qualidade”, destacou Marcus Grangeiro, diretor clínico do HCI.

O ambulatório de Urologia tem capacidade de atender 20 pacientes por turno. Após consulta com especialista, caso o tratamento seja cirúrgico, todos os exames pré-operatórios são feitos na própria unidade e depois a cirurgia é agendada.

Os agendamentos para consultas podem ser feitos pela Central de Marcação de Consultas da unidade, pelo telefone (98) 98409-3777, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para isso, é necessário ter encaminhamento da rede estadual ou municipal para realização da cirurgia.

No dia da consulta o paciente deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, encaminhamento para a cirurgia, além dos exames laboratoriais e de imagem.

O HCI foi referência para atendimento a casos de Covid-19 e, com o controle da pandemia, passou a receber pacientes do Programa Mais Cirurgias.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira