8 de agosto de 2017

Governo inicia a II Etapa da Formação Mais Ideb para mais de 5 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática

Professores participam da II Formação Mais Ideb. Foto: Divulgação

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a partir desta segunda-feira (7) até a sexta-feira (25) a II Etapa da Formação Continuada para 5,4 mil professores dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática de todas as escolas da rede estadual de ensino, nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s).

A formação foi uma das solicitações apresentadas à Seduc pelos professores das escolas da rede estadual de ensino, durante as Escutas Pedagógicas, como um dos mecanismos para a melhoria da qualidade da educação pública no estado, e se constitui em uma das principais ações do Plano Mais Ideb, programa criado pelo Governo do Maranhão para articular ações em prol da melhoria do processo de ensino e aprendizagem ofertado aos estudantes, bem como o desempenho das escolas estaduais com vistas à elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A ação formadora do Plano Mais Ideb acontece em dois momentos.  O primeiro, realizado nos meses de abril a maio deste ano, atendeu a aproximadamente 4,4 mil professores, de 766 escolas da rede estadual, dos 227 municípios maranhenses.  Na primeira etapa, os professores refletiram sobre indicadores educacionais oficiais do estado ⎯ o Ideb, taxas de rendimento escolar, níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, alinhamento curricular da rede estadual e participaram de oficina de elaboração de itens com ênfase na Matriz de Referência do SAEB para a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

Nesta segunda etapa, a formação tem foco na análise e reflexão do resultado do primeiro simulado Mais Ideb e a definição de uso pedagógico desse resultado, visando a definição de estratégia para assegurar o desenvolvimento das habilidades essenciais de leitura, interpretação textual e resolução de problemas que não tiveram média de desempenho satisfatório no ‘simuladão’. Na oportunidade, os professores discutem, ainda, a importância do atendimento às orientações de aplicação, correção, apuração e lançamento dos resultados dos próximos simulados para que essa atividade atinja seus objetivos propostos.

Professora Socorro Mendonça avalia a formação ofertada pelo governo. Foto: Divulgação

As formações continuadas acontecem nos municípios sedes das 19 URE’s. Nesta segunda e terça-feira (8) a formação acontece nas regionais de Zé Doca, Pedreiras, Rosário, Zé Doca e São Luís (Polos I a V).

Na URE de São Luís, 463 professores e 35 supervisores de educação participam da formação, que acontece no auditório do Centro de Convenções Professor Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para os professores a formação traz expectativas, conhecimento e mais entusiasmos que eles devem levar para a sala de aula.

“Eu estou gostando muito da prática do governo atual de estar nos capacitando. Nós sempre reclamamos que não tínhamos formações, e agora, a gente tem. E essas formações estão nos trazendo para uma nova realidade, porque a gente ficava estudando só com os livros, sem essa discussão, sem interagir e sem ter com quem tirar as dúvidas. Na Matemática, que é a minha área, eu não era preparada para trabalhar a contextualização. Com essas capacitações agora, além de me preparar melhor, está me motivando a buscar mais conhecimento. E o meu retorno vem quando eu vejo o desempenho dos meus alunos”, enfatizou Socorro Mendonça, professora de Matemática do C.E. Cidade de São Luís, na capital.

“A expectativa é a melhor possível, porque a primeira formação foi enriquecedora, aprendemos muito a fazer novas questões, e a partir disso voltamos para a sala de aula desenvolvemos de uma forma melhor nossas aulas, tanto que melhoramos os resultados junto aos alunos”, destacou Fernanda Visgueira, professora de Língua Portuguesa, do C.E. Bandeirantes, na cidade de Zé Doca.

Calendário da Formação nas URE’s:
Dias 07 e 08 – Zé Doca, Pedreiras, Rosário, São Luís (Polos I a V) e Zé Doca;
Dias 10 e 11 – Bacabal, Pinheiro, Santa Inês e Viana;
Dias 14 e 15 – Açailândia, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Timon;
Dias 17 e 18 – Barra do Corda, Caxias, Itapecuru Mirim, Presidente Dutra e São João dos Patos;
Dias 25 e 25 – Codó e São Luís (Polos VI a XII).