1 de novembro de 2017

Governo inaugura Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz

Governo entrega Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Governo entrega Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta quarta-feira (1º), a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz. O equipamento fortalece as ações de prevenção e combate ao câncer na região, garantindo e ampliando o acesso ao tratamento da doença.

Para instalação do serviço, a Secretaria de Estado da Saúde celebrou convênio com o Hospital São Rafael. “A Unidade de Oncologia Pediátrica é um investimento do governo Flávio Dino para garantir a implantação do serviço na região, assegurando o acesso universal e igualitário à saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Governo entrega Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Governo entrega Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

O serviço de oncologia pediátrica clínica e cirúrgica beneficiará crianças das regiões de saúde de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia, totalizando 43 municípios, preenchendo um vazio assistencial desse público, que até então precisava, por exemplo, se deslocar para São Luís. A Unidade de Oncologia Pediátrica funcionará no anexo do Hospital São Rafael.

“A unidade é uma conquista cujo benefício será sentido por toda a sociedade, e não apenas pelos que serão assistidos diretamente no local. As crianças não precisarão se deslocar mais para receberem o tratamento. Poderão fazê-lo próximo a suas famílias. Cuidar das crianças é uma prioridade do governador Flávio Dino e toca o nosso coração e a nossa sensibilidade”, disse a gestora da regional de Saúde de Imperatriz, Antônia Iracilda.

Nova unidade

Com atendimento regulado, a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz, conta com 12 leitos para oncologia pediátrica clínica, 5 para a cirúrgica e 2 leitos de UTI. A capacidade instalada é de 54 atendimentos por mês nos leitos clínicos e 25 no cirúrgico. O investimento mensal do Governo será de R$ 205.402,23 para oferta do novo serviço.

A unidade conta com consultas médicas especializadas, exame laboratorial e diagnóstico por imagem (radiologia, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear, ultrassonografia, radiologia). Os pacientes contarão com atendimento médico oncológico clínico pediátrico, além dos serviços conveniados disponíveis no Hospital São Rafael.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Daucyana Castro