17 de janeiro de 2020

Governo inaugura “Travessia Saúde” para pacientes atendidos na Policlínica de Matões do Norte

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (16), o serviço “Travessia Saúde”, que ofertará transporte gratuito para deslocamento dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) de 14 municípios para a Policlínica de Matões do Norte. O serviço conta com três vans e beneficiará a população que não possui condições de arcar com custos de transporte até a unidade de saúde, buscando os solicitantes em suas respectivas casas.

O “Travessia Saúde” é uma estratégia articulada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

“O serviço é uma integração das duas secretarias em benefício da população maranhense, por meio de termo de cooperação. Vamos buscar os pacientes na porta de casa e deixar na porta de casa, em um transporte climatizado para dar dignidade, que é o papel do Governo do Estado”, contou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para o presidente da MOB, Lawrence Melo Pereira, o serviço vai ampliar a assistência em saúde. “O serviço ‘Travessia Saúde’ consiste na oferta gratuita de transporte para os pacientes de outros municípios da regional de saúde de Itapecuru para a Policlínica de Matões do Norte, para dar mais eficiência aos serviços ofertados aqui na unidade de saúde”, explicou.

O novo serviço servirá à regional de saúde de Itapecuru-Mirim, formada por Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária.

Do município de Itapecuru, o motorista aposentado Paulo César de Oliveira foi à Policlínica de Matões do Norte para receber atendimento com o médico gastroenterologista e ficou feliz em saber do serviço. “Só vim hoje para minha consulta porque tenho carro próprio, mas vejo que vai ser bom para quem não tem condições de vir. É caro o transporte da minha cidade para cá, e muita gente será beneficiada”, comemorou.

A professora Maria da Silva Bezerra, moradora de Matões do Norte, também elogiou o atendimento oferecido para a Policlínica. “Quando a gente não tem transporte, a gente não vem, né? Porque ou é muita chuva ou é muito sol. Além do mais, tem o custo da passagem que a gente não tem e acaba perdendo a consulta. Eu moro na BR e vejo muita gente vindo de longe, a pé, na chuva e no sol e vai ser muito bom esse serviço”, elogiou.

O médico ortopedista Antônio Carlos Ribeiro destacou que o transporte dos pacientes de outros municípios vai otimizar as vagas para atendimento do público. “Vai ajudar a diminuir o absenteísmo [falta] nas consultas e assim otimizar o número de consultas. Vamos poder atender aqui na Policlínica mais pessoas”, disse.

Serviço
Para usar o serviço, será preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde de cada município, com o preenchimento da ficha de cadastro, cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de renda.

O usuário necessitará entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município com até 72h de antecedência da data da viagem e solicitar o agendamento. A partir disso, cada município será responsável por organizar as solicitações de agendamento, preparar as rotas de viagem e repassar as informações à Policlínica de Matões do Norte, para que ela encaminhe as vans para as regiões.

FONTE: Governo do Maranhão

Eduardo Ericeira